Paralelo 29

FABRICIO VARGAS: A cultura como força de desenvolvimento de Santa Maria

Clube Caixeiral, agosto de 2009/Foto: Osvaldo Melo, Arquivo Pessoal

FABRICIO VARGAS – JORNALISTA E GERENTE DE PROJETOS DA SECOM

O título deste artigo poderia ser uma promoção sobre os investimentos realizados em cultura em Santa Maria, mas não é. Reconheço que houve avanços no setor cultural da cidade, mas sabemos que não são suficientes. A gente sabe que a cultura é um elemento fundamental para o desenvolvimento social, econômico e identitário, mas ainda assim é deixada de lado.

 Ao reconhecer e valorizar seus aspectos culturais, Santa Maria fortalece a comunidade, fomenta a economia criativa e promove a inclusão social.

Estamos realmente tratando nossos valores culturais de forma a promover o nosso título de Cidade Cultura? Diante desse questionamento, proponho uma reflexão, que considero importante sobre pontos que deveriam merecer mais atenção.

Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

O município possui uma rica herança histórica e cultural, que passa pelas nossas origens indígenas, influências das imigrações europeias na região, nossas universidades, nosso patrimônio arquitetônico único, as belezas naturais, a diversidade de movimentos culturais e nossa região privilegiada.

Ao apoiar a restauração de prédios históricos, a manutenção de museus e bibliotecas, e a valorização das tradições, Santa Maria conserva suas raízes e permite que as gerações futuras compreendam a importância da manutenção dessas ações.

Estímulo à Economia Criativa

A cultura é uma força motriz para o turismo, atraindo visitantes interessados ​​em eventos culturais, arte, música e gastronomia.

Ao apoiar festivais, exposições e eventos artísticos, o município cria oportunidades para artistas locais, produtores culturais, artesãos e empreendedores. Essas atividades geram empregos, estimulam negócios locais e injetam recursos na economia da cidade.

Inclusão e Diversidade

A cultura transcende barreiras sociais, econômicas e étnicas, proporcionando um espaço para o diálogo intercultural e o respeito mútuo.

Iniciativas culturais, como festas populares, mostras de arte e programas educativos, proporcionam acesso igualitário à cultura a todas as camadas da população, valorizando suas diversas expressões e incentivando uma sociedade mais inclusiva e tolerante.

Estímulo à Educação

A integração da cultura no ensino amplia as oportunidades de aprendizado para os estudantes, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade artística.

Além disso, programas culturais que oferecem formação artística, oficinas e cursos enriquecem o desenvolvimento intelectual e humano dos indivíduos, oferecendo-lhes uma visão abrangente do mundo.

Orgulho e identidade local

Ao promover eventos culturais que valorizam a história, as tradições e o talento local, o município reforça a identidade de seus habitantes e estabelece um sentido de pertencimento local.

Esse fortalecimento da identidade coletiva impulsiona a participação social, a solidariedade e a cooperação entre a população, criando um ambiente estimulante para todos e todas.

Enfim, ao preservar o patrimônio cultural, estimular a economia criativa, promover a inclusão social, estimular a educação e fortalecer a identidade local, o município colhe benefícios sociais e econômicos, sobretudo, forma uma comunidade que ama o local onde vive e se reconhece como parte importante dessa relação.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn