Cinco veículos foram removidos durante abordagens em Santa Maria em um total de 26 registros de infrações de trânsito
BALANÇO DA OPERAÇÃO
• Veículos abordados: 91
• Total de autuações: 26
• Autuados por recusa: 9
• Testes de etilômetro: 82
• Veículos removidos: 5
Em mais uma operação Balada Segura, agentes públicos da Prefeitura de Santa Maria e de órgãos de segurança, como a Brigada Militar, autuaram 26 motoristas, sendo nove deles por recusarem-se a fazer o teste do bafômetro, que aponta se a pessoa que está dirigindo está sob efeito de álcool
A ação ocorreu entre a noite de sábado (26) e a madrugada deste domingo (27), na Avenida Hélvio Basso e na Rua Serafim Valandro, pontos de grande movimento em Santa Maria.
Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, 91 veículos foram abordados. Destes, 82 condutores realizaram o teste do etilômetro (bafômetro) e nove se recusaram, sendo aplicada a penalidade conforme a legislação. Devido a irregularidades constatadas durante as abordagens, 26 motoristas foram autuados.
Dois motoristas na contramão fugiram de abordagem
Durante a ação de fiscalização, dois motoristas, ao visualizarem a blitz, fugiram antes de chegar no local, sendo autuados por transitar na contramão em via de sentido único e por colocar em risco pedestres e demais veículos na via pública.
Além disso, um condutor foi flagrado conduzindo o veículo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, um condutor conduzindo o veículo com a CNH suspensa, um condutor conduzindo o veículo com a Permissão para Dirigir cassada e um condutor conduzindo o veículo sem a CNH, sendo aplicadas as penalidades, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Cinco veículos foram flagrados com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos via aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021.
Destes, dois optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, e três optaram pelo não pagamento, sendo o automóvel removido conforme legislação.
Outros dois condutores tiveram seus veículos removidos: um por se recusar a realizar o teste do etilômetro e não ter apresentado condutor habilitado para a condução do veículo; e outro por entregar veículo a pessoa não habilitada.
A Operação Balada Segura deste final de semana foi promovida pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e contou com o apoio da Brigada Militar. A Brigada Militar destacou, ainda que houve a abordagem de 145 pessoas.
(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura e do Setor de Comunicação Social do 1º RPMon)