Paralelo 29

Empresário Odilo Marion, da Agrimec, recebe o Mérito Farroupilha

Foto: Divulgação

Ele foi o primeiro empresário a se instalar no Distrito Industrial de Santa Maria

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) entregará neta segunda-feira (28), às 18h, a Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Odilo Pedro Marion, de Santa Maria. A proposta da homenagem partiu do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

É a maior condecoração do Parlamento Gaúcho. Este ano, também, por iniciativa de Valdeci, o empresário do ramo da Construção Civil, Manoel Silva, o Manoelzinho, também foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha.

No ano passado, quando era presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci concedeu a mesma homenagem à irmã Lourdes Dill, ex-coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

Marion é o fundador da Agrimec, considerada a maior fábrica de implementos utilizados em lavouras de arroz da América Latina. A homenagem será na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Dirigente da Agrimec desde a sua fundação, em 1974, Marion construiu um grupo empresarial composto também pelas empresas Acespeças, Idema e Intecsol.

De agricultor e taxista a dirigente empresarial

No início da carreira, Marion trabalhou como agricultor, mecânico e taxista. Depois, ele passou a trabalhar nas áreas de contabilidade e de auxiliar administrativo.

Depois de concluir o ensino superior, foi professor da Escola Técnica do Comércio do Colégio de Santa Maria e do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O empresário também atuou na administração pública como diretor administrativo da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do RS (Cientec).

Marion também foi o primeiro empresário a se instalar no Distrito Industrial de Santa Maria, quando o local ainda não tinha sequer infraestrutura pare receber indústrias. Por isso, é considerado um dos pioneiros da industrialização de Santa Maria.

Participação em entidades de classe

O homenageado teve ainda diversas participações em entidades patronais, como o Clube de Diretores de Empresas Industriais (CDEI), Feira Industrial de Santa Maria (Feisma), Associação Distrito Vivo, Agência de Desenvolvimento (Adesm), Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), além da Ciergs e da Fiergs, maiores entidades estaduais da indústria gaúcha.

O Mérito Farroupilha, condecoração criada em 1995, é uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

O adereço é formado por uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas. A concessão da homenagem a Odilo foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia em novembro do ano passado.

(Com informações de Marcelo Antunes – Assessoria de Imprensa – ALRS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn