Paralelo 29

EXCLUSIVO: Pesm passa por revista devido à escalada de assassinatos em Santa Maria

Foto: Paralelo 29

Devido à escalada de assassinatos na cidade em 2023, a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) foi alvo de uma revista geral na noite desta segunda-feira (11). O Paralelo 29 apurou que a operação começou às 18h e se encerrou por volta das 22h. Não há informações sobre apreensões

A determinação para a revista integraria uma ação estratégica do programa RS Seguro e estaria relacionada à escalada de assassinatos em Santa Maria.

Do início do até agora, Santa Maria registrou 41 homicídios, nove deles no mês passado. A maioria dos casos é tipificada como execução.

Conforme o Paralelo 29 apurou, a operação policial da noite desta segunda-feira teria como identificar mandantes de homicídios que estariam presos na Pesm.

A Pesm é um complexo prisional estadual exclusivamente para homens. As mulheres presas são encaminhadas para o Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). Este ano, a Pesm já passou por outras revistas coordenadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Arremesso de celulares e drogas

No sábado, brigadianos apreenderam celulares e carregadores com homem que arremessou pacotes para o interior da Pesm/Foto: Divulgação, Brigada Militar

Como drogas e celulares entram na Pesm? Uma das estratégias utilizadas é o arremesso de objetos, prática que tem sido flagrada pela Brigada Militar.

Na manhã de sábado (9), a Brigada Militar prendeu um homem de 38 anos que havia arremessado três pacotes para o interior da Pesm, sendo que um deles ficou trancado no telhado.

Policiais da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) foram avisados por um colega da Brigada Militar sobre um homem que teria arremessado três pacotes para o interior da Pesm. A Rocam conseguiu prender o homem na Rua João Batista da Cruz Jobim.

O acusado tinha uma mochila com mais dois pacotes semelhantes aos arremessados na Pesm. No total, os brigadianos apreenderam cinco celulares, uma bateria, um fone de ouvido e três carregadores.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência. Ele tem antecedentes por fuga de preso, assaltos e furtos.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn