Paralelo 29

Passo do Verde: 20 famílias deixaram suas casas por causa da chuva

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Não há desabrigados ou desalojas, e a Defesa Civil monitora situação

Pelo menos 20 famílias já tiveram que deixar suas casas, no Balneário do Passo do Verde, em Santa Maria. A informação é da Prefeitura, via Defesa Civil Municipal. No local, moram 75 famílias.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já choveu mais de 330 milímetros em Santa Maria desde 1º de setembro.

Nesses 12 dias de chuvas, houve aumento do nível do Rio Vacacaí, que banha o Verde. O nível está seis metros acima do normal, conforme informou a Defesa Civil nesta terça-feira (12).

Com isso, a água já atinge o pátio das residências que ficam às margens do rio. A média de chuva para o mês de 188 milímetros. Na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil fez uma vistoria no balneário.

Defesa Civil vistoriou Balneário do Passo do Verde nesta terça-feira/Foto: João Alves, SEC, PMSM

ONDE PEDIR AJUDA

A chuva segue intensa e as equipes da Prefeitura estão em alerta para atender ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por meio dos números:

Guarda Municipal

  • 153

Ciosp

  • (55) 99217-8122 (WhatsApp)
  • (55) 99167-4728 (WhatsApp)
  • (55) 99167-8452 (WhatsApp)
  • (55) 3174-1552

Defesa Civil

  • (55) 99110-7940 (WhatsApp)
  • (55) 3174-1552 ramal 2

Previsão de mais chuva

O superintendente Defesa Civil, Adão Lemos, explica que na verificação foi constatado que as águas retrocederam em relação às últimas imagens de domingo (10). Mas, por causa da chuva que retornou nesta terça-feira (12) em Santa Maria, será necessário seguir o monitorando no Passo do Verde.

“Já estamos bem acima da média de chuva, e há previsão de cerca de mais 100 milímetros nos próximos dias. Por isso, o monitoramento no Passo do Verde se intensificará. São 75 famílias que moram no Balneário. Cerca de 20 famílias já saíram de suas casas”, observa Lemos.

“Caso as chuvas continuem, esse número vai aumentar até amanhã (quarta-feira, 13). A Defesa Civil Municipal esteve no local e se colocou à disposição da comunidade. Reforçamos o pedido para as pessoas não descartarem lixo irregular, esse é um problema que causa alagamentos na cidade”, diz.

O superintendente lembra, também, que há previsão de muita chuva nesta terça e quarta-feira. Para o Rio Vacacaí chegar na ponte da BR-392, que liga os municípios de Santa Maria e São Sepé, somente se atingir o nível de 11 metros. Até o momento, o trânsito de veículos permanece normal no local.

Não há desabrigados nem desalojados, diz Prefeitura

O presidente da Associação dos Moradores do Balneário Passo do Verde, Roberto Antonio Paim, disse ao Paralelo 29 que, diferentemente do que noticiou a Defesa Civil, nenhum morador deixou o local.

Conforme Paim, os moradores com residência fixa no Balneário têm casas com segundo piso. Diante da informação, alguns residentes questionaram se realmente alguém teve que deixar a casa. Os que saíram são pessoas que têm casas no local, mas não residem no Verde.

Segundo o presidente da Associação, o leito do Vacacaí havia baixado cerca de 30 centímetros, o que indica estabilidade. Em uma parte do Balneário, a água chegou a 50 centímetros, o que obrigou uma pessoa a recorrer a um barco para se deslocar.

“Os moradores do Balneário estão preparados, todos têm segundo piso. O rio estabilizou, mas se chover mais à noite, deve subir de novo”, observa Paim.

O Paralelo 29 procurou a Prefeitura para saber sobre a situação do verde. Em nova, a Secretaria de Comunicação esclarece: “As informações são da Defesa Civil local, que monitora a situação.
Essas famílias são de pessoas que possuem uma segunda residência do Balneário, ou seja, não são de pessoas desalojadas ou desabrigadas. As informações sobre a chuva e a situação em Santa Maria são atualizadas no site institucional da Prefeitura
“.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn