Paralelo 29

Prefeitura monitora áreas de risco em Santa Maria e disponibiliza espaço para acolher famílias

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Reunião emergencial no Ciosp, entre o Executivo Municipal e diversas secretarias, tratou sobre ações no Município em função das chuvas

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito de Mobilidade Urbana (CTMU), e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, monitoram constantemente as principais áreas de risco no Município e trabalham para atender as demandas e ocorrências registradas pelas chuvas.

Até o momento, nenhuma família está desabrigada, mas em caso de necessidade, já há um espaço disponível para acolher pessoas no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Na tarde desta quarta-feira (13), uma reunião emergencial no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), coordenada pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo vice Rodrigo Decimo, com representantes de secretarias, tratou sobre ações imediatas no Município em função da precipitação de chuvas e as prioridades a serem atendidas em decorrência de enchentes e alagamentos, retirada de árvores caídas na via e trechos com bloqueios, por exemplo.

“Prevenir é ter ação. Por isso, não podemos esquecer o que ocorreu no Vale do Taquari, perto do nosso Município. Já deixamos o exemplo de solidariedade, enviamos 14 caminhões com mantimentos separados. Agora estamos prontos para atender as necessidades dos nossos santa-marienses. Acompanhamos a elevação dos rios e precisamos seguir com o monitoramento constante para poder dar uma resposta imediata à comunidade. Estamos prontos para atender as necessidades dos santa-marienses com ações de acolhimento às pessoas”, diz o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil).

Conforme Decimo, a Prefeitura disponibilizou 20 camas no CDM. No local, há espaço para acolher mais pessoas em emergência.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 12 horas choveu em Santa Maria 93,4 milímetros, e em 48 horas foram 166,8 milímetros no Bairro Patronato. No mês de setembro, já choveu mais de 500 milímetros em Santa Maria.

A média de chuvas é de 188 milímetros no mês, de acordo com o Climatempo. Sendo o maior acumulado de chuva dos últimos 110 anos na cidade.

Monitoramento de rios

O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, relatou que foram realizadas vistorias em diversos pontos de Santa Maria nesta quarta. Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência grave, mas as equipes seguem alertas.

“O maior ponto de risco é o Balneário Passo do Verde, onde o Rio Vacacaí está há nove metros acima do nível, isto é, se subir mais dois metros chegará na ponte que fica na BR-392. A Barragem da Corsan também segue sendo monitorada e até o momento está sem problemas. Seguiremos conversando com as famílias que moram em áreas de risco e oferecendo o alojamento no CDM, assim ficam mais protegidas até que a condição climática se estabilize”, salientou Lemos.

Aulas suspensas

Devido ao grande volume de chuvas, muitas estradas do Interior do Município registraram pontos de alagamentos dificultando a trafegabilidade nesta quarta.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, pontuou que as escolas do campo Irineu Antolini, no distrito de Santa Flora, e Bernardino Fernandes, no distrito de Pains, tiveram que suspender as aulas.

Já na área urbana, as escolas municipais Diácono João Luiz Pozzobon, Ady Schneider Becker e Angela Tomazetti, também cancelaram as aulas.

“Cerca de 10 escolas na cidade apresentaram problemas na estrutura como calhas entupidas e alagamentos. Nossa equipe da Educação está verificando as necessidades e conversando com a direção de cada escola. Nesta quinta-feira (14), não terá aula na Rede Municipal de Educação (RME) devido à Parada de Formação para os professores”, lembrou a secretária Lúcia.

Infraestrutura

Durante a reunião, o superintendente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Dutra, e o superintendente de Operações, Jairo Silveira Rodrigues, relataram que as equipes estão avaliando as demandas mais emergenciais, realizando a limpeza na drenagem pluvial, e a desobstrução da tubulação nos locais críticos para dar mais vazão à água da chuva.

Ocorrência registradas pela chuva:
– Até o momento, a Defesa Civil já distribuiu mais de 350 metros de lonas.

Vias com bloqueio:
– Meia pista, Rua André Marques, entre as ruas dos Andradas e Silva Jardim

– Bloqueio total no acesso ao Antigo Hotel Fazenda Pampas (Cidade dos Meninos), no Bairro Camobi. A Estrada Angelin Bortoluzzi está alagada. A via segue sinalizada. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram a situação. Para acessar o Acampamento Farroupilha, no Antigo Hotel Fazenda Pampas, os motoristas devem utilizar a Estrada Municipal Norberto José Kipper, pelo distrito de Arroio Grande.

– Alameda Buenos Aires, no cruzamento com Alameda Santiago do Chile, no Bairro Dores. O asfalto cedeu em função do grande volume de chuva. A via está sinalizada e monitorada pela CTMU. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fará o conserto assim que a condição climática permitir.

– Semáforo inoperante na Rua Pinto Bandeira, no cruzamento com a Avenida Dores, no Bairro Dores. O conjunto semafórico caiu com o vento. O conserto será realizado quando cessar a chuva, e a condição climática permitir. O local está sinalizado. Veículos que trafegam pela Rua Pinto Bandeira só podem converter à direita na Avenida Dores, o trânsito segue normal nos dois sentidos da avenida.

Inundação:
– Passo Velho – Distrito de Pains. Os Bombeiros socorreram uma família que estava ilhada no local;
– Balneário Passo do Verde – Distrito de Passo do Verde. 20 Famílias saíram do local até o momento por causa da elevação do Rio Vacacaí em 6 metros;
– Inundação na Estação dos Ventos, no Km Três.

Alagamentos principais:
– Vila Ipiranga – Passo das Tropas
– Rua Felicidade – Renascença

Deslizamento de terra:
– Rua Assis Brasil, número 52, próximo ao Posto de Saúde do Itararé, Bairro Itararé; 
– Rua Vereador Antônio Dias, Bairro Campestre do Menino Deus, (pequenas camadas de terra caídas);
– Rua Canário, Bairro Campestre do Menino Deus (alguns sinais de pequenos deslizamentos).

As equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal seguem monitorando locais de risco do Município. Abaixo, confira os telefones para contatos de emergência.

Defesa Civil: 
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
(55) 3174-1552 ramal 2

Guarda Municipal:
153

Ciosp:
(55) 3174-1552
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn