CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Nas dicas da semana um rápido paralelo entre a razão e o amor em diferentes circunstâncias e como nem sempre amar na sua totalidade é a resposta pra tudo.
COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA (2023), documentário lacônico da Netflix, nos mostra, de forma irônica, as dicas de como alguns líderes conhecidos de seitas religiosas manipularam de forma oportunista, com mau caráter, extorquindo, roubando, as esperanças e crédulo de pessoas solitárias, com falta de esperança e carentes de afeto e atenção suas economias, sua fé, e muito mais, levando aos caos e até a morte por seguirem psicopatas atrás de poder, fama e fortuna.
Passando por Charles Manson, Jim Jones e até o brasileiro João de Deus, drogas, atração sexual e fanatismo religioso estão bem ilustrados neste documentário com produção executiva e narração perfeita do ator Peter Dinklage. Assista e não se iluda com falsas esperanças.
Steven Spielberg e Tom Hanks produziram uma das melhores séries sobre os acontecimentos durante e após o Dia D, durante a segunda Guerra Mundial. BAND OF BROTHERS ou IRMÃOS DE GUERRA (2001) originalmente produzida pela HBO em seus áureos tempos, é uma excelente série de 10 capítulos, que narram, de forma incrivelmente realista, as batalhas e dificuldades do avanço dos aliados contra as tropas alemães após o desembarque na Normandia.
Vale a pena maratonar, tanto pelo conhecimento histórico de histórias reais e depoimentos dos veteranos que participaram dos fatos, como por como cada episódio narra a importância do grupo e a irmandade que se cria entre desconhecidos para salvar a vida um do outro.
Aqui o amor se torna incondicional na criação de uma nova família, um novo grupo de irmãos. Como curiosidade, todos episódios trazem intérpretes em pontas que depois se tornaram grandes nomes as telas. Uma das melhores séries já produzida pelo HBO. Confere.
Pra encerrar, um filme lindo e emocionante, UM FILHO (2022) Nos traz uma espécie de continuidade de emoções do mesmo diretor do elogiado MEU PAI(2022), Florian Zeller.
Um Filho é um drama em que o pai, Hugh Jackman, encontra dificuldades de comunicação e aproximação com seu filho adolescente vítima de uma profunda depressão (o adolescente Zen McGrath, excepcional).
Acreditem, o filme mexe muito com as emoções de quem tem filho, é um drama forte, com interpretações que tocam profundamente.
O filme está no Prime Vídeo e a frase que ilustra nossa coluna é dele, exatamente quando os pais estão diante de uma decisão importante sobre o futuro de seu filho. Lindo e emocionante, amor verdadeiro. Imperdível.