Paralelo 29

PODCAST Estação 29: “Tem gente que brinca que o verdadeiro rock gaúcho é o Rock de Galpão,” diz vocalista Tiago Ferraz

Foto: Reprodução, Podcast Estação 29

Banda que ficou conhecida por releituras de clássicos da música gaúcha e nativista fez show no 1º Acampamento Farroupilha, em 20 de setembro, em Santa Maria

Com 16 anos de estrada, o grupo Rock de Galpão ficou conhecido do público por fazer releituras de músicas nativistas e regionais do Rio Grande do Sul. Nascido no Dado Tambor, em Porto Alegre, a partir da banda Estado das Coisas, o Rock de Galpão regravou clássicos da música gaúcha como “Eu reconheço que sou um grosso”, de Gildo de Freitas, e do nativismo, como “Desgarrados”, de Mário Barbará.

As releituras dão uma nova roupagem a milongas, toadas, canções, que viram rock, reggae, blues e outros ritmos que fogem às gravações originais.

Formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Mestre Kó (teclados e vocais), Guilherme Goulart (acordeom) e Gustavo Viegas (contrabaixo), a banda esteve em Santa Maria no último dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, para o show de encerramento do 1º Acampamento Farroupilha, na Cidade dos Meninos.

O Podcast Estação 29, do site paralelo29.com.br, conversou com o vocalista Tiago Ferraz por quase uma hora. O músico falou sobre a origem da banda, o momento atual e o futuro do Rock de Galpão, que passará a apostar em composições autorais. Para isso, reúne um time de letristas reconhecidos como Luiz Coronel e Mário Pirata, entre outras parcerias.

Morando em São Paulo, atualmente, Tiago Ferraz se divide entre a capital paulista e Porto Alegre, onde residem os outros parceiros de banda, com paradas em Santa Catarina, onde moram filho e neta.

A mudança para São Paulo, além de atender a uma questão afetiva – a atual namorada mora lá -,também está servindo para Tiago levar a música do Rock de Galpão e alavancar a sua carreira autoral solo.

“Esse caminho já não é mais um sonho. É uma realidade. Estou conhecendo as pessoas, as pessoas estão me conhecendo”, diz o vocalista, entusiasmado com os próximos desafios.

Somando o tempo de estrada da Estado das Coisas e do Rock de Galpão são 30 anos, o que rendeu, além de muitos shows (incluindo casas de Santa Maria), um álbum (gravado em estúdio) e três DVDs ao vivo.

Em 27 de outubro, o Rock de Galpão vai reunir a nata do rock e do nativismo em Porto Alegre. O show será no Teatro Bourbon Country em comemoração aos 15 anos da banda, que vai virar um documentário. Entre os convidados estão Renato Borghetti, Hique Gomez, Elton Saldanha e Neto Fagundes, entre outros.

O terceiro episódio do Podcast Estação 29 do site paralelo29.com.br está disponível em todas as plataformas. Participaram da entrevista José Mauro Batista e Rodrigo Dias. O Estação 29 tem produção de pauta da publicitária Alexa Oliari.

ONDE ASSISTIR EM OUTRAS PLATAFORMAS: assista também no spotfy

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn