Paralelo 29

ABDON: Quais os principais produtores da oferta turística?

Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro/Foto: Tomaz Silva, Agência Brasil

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

O fenômeno turístico tem envolvido bilhões de pessoas com registros de investimentos incalculáveis nos equipamentos e serviços em todo o planeta.

Os fluxos de visitantes, principalmente para os destinos turísticos urbanos, são disputados pelas suas contribuições ao desenvolvimento social, econômico e respeitando ao meio ambiente.

Algumas cidades estão sofrendo com os excessos de visitantes, ameaçando a sustentabilidade local e prejudicando os seus residentes gerando o “overtourism” (turismo de massa em excesso), fenômeno muito comum nos grandes centros urbanos europeus, gerando a “turismofobia”, aversão da população local ao turismo receptivo. Outras cidades, não querem receber visitantes.

ABDON: Investimentos Verdes

Assim como, existem cidades que demonstram interesses pela estruturação da oferta turística e o ingresso no competitivo e fascinante mundo da Economia do Turismo.

Convém salientar que estamos em um sistema econômico onde o mercado pode determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer inciativa. Infelizmente, alguns neófitos acreditam que o conceito de produto turístico pode ser criado e construído por meios de leis e decretos governamentais. É um equívoco.

O produto turístico é gerado, processado e consolidado através de pesquisas, inventários, ações educativas e esclarecedoras, onde a decisão de acolher e optar pelo turismo como novo vetor da economia seja resultante da vontade coletiva.

Na realidade, é o somatório dos interesses de todos os segmentos da sociedade produtiva e organizado, com a continuidade das Políticas Públicas e investimentos em toda cadeia produtiva, incluindo no profissionalismo e na qualificação dos bens e/ou serviços disponíveis para os visitantes que também podem ser utilizados pelos habitantes.

ABDON: Boas práticas ambientais, sociais e governanças

Portanto, nos casos de sucessos, nos diagnósticos realizados, observa-se que os principais produtores das ofertas turísticas, principalmente destinos turísticos, meios de hospedagem, eventos, serviços de gastronomia, rotas e roteiros, são resultantes de iniciativas públicas e privadas combinadas e com boas gestões.

Os principais produtores da oferta turística podem ser destacados, a seguir: órgãos oficiais de turismo; agências de viagens e turismo (operadores interessados no emissivo ou receptivo); transportadores; meios de hospedagem; organizadores de eventos diversos capazes de atraírem visitantes; produtores do setor entretenimento e lazer; entidades representativas ( com seminários e congressos); organizações do setor gastronômico ( festivais gastronômicos), entre outras que atendem demandas nacionais, internacionais, além de contribuírem com a cultura e o desenvolvimento local, trazendo conhecimentos e autoestima do núcleo receptor.

Outras empresas e entidades e suas respectivas atividades podem integrar todo o sistema produtivo do turismo, inclusive o importante papel da Comunicação Integrada.

São alguns dos motivos que podem ser destacados, valorizando o fenômeno turístico. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!