Oficialização das pré-candidaturas a prefeito e a vice ocorreu em ato na manhã desta sexta-feira visando às eleições municipais do próximo ano
O PT e o União Brasil oficializaram nesta sexta-feira (13) a dobradinha dos ex-prefeitos Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (União Brasil) para a Prefeitura de Santa Maria. Deputado estadual, Valdeci encabeçará a chapa à Prefeitura de Santa Maria nas eleições do ano que vem, tendo Farret como vice.
Esta é a primeira chapa completa a ser anunciada para as eleições municipais na cidade. O lançamento da dobradinha de ex-prefeitos ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Restaurante Divino.
O ato reuniu, além dos presidentes e lideranças do PT e do União Brasil, representantes do PSD e do PC do B, que formarão a coligação. Pelo menos outros dois partidos – o PSB e o PSOL – estão sendo procurados para reforçar a aliança. Vereadores e ex-vereadores participaram do anúncio.
Valdeci foi prefeito duas vezes, governando a cidade por oito anos consecutivos (dois mandatos), entre janeiro de 2001 e janeiro de 2009.
Farret, por sua vez, foi eleito prefeito duas vezes (1983 a 1988 e 1992 a 1996) e encerrou o último mandato de Cezar Schirmer (MDB), em 2016. Além disso, ele foi vice-prefeito em três mandatos.
Tanto Farret como Valdeci iniciaram a trajetória política na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Farret também foi deputado estadual, e Valdeci, deputado federal.
Os partidos já têm propostas para Santa Maria?; veja como está o cenário para 2024
Adversários no passado, unidos no presente
Durante boa parte da trajetória política de ambos, Valdeci e Farret estiveram em lados opostos. Farret foi historicamente ligado aos partidos que deram origem ao atual Progressistas (PP). O PP foi o partido pelo qual Farret foi eleito vice de Schirmer nos mandatos de 2009 a 2016. No entanto, ele rompeu com a sigla ainda em 2016, em sua última gestão como prefeito da cidade.
Depois de pronunciamentos de dirigentes e vereadores, Farret fez um discurso em que destacou as trajetórias dele e de Valdeci e ressaltou realizações das administrações de ambos em Santa Maria.
“No que eu puder ajudar com a minha experiência e com a boa vontade, estarei disposto”, disse Farret, elogiando a trajetória de Valdeci e ressaltando que, na Prefeitura, ambos terão respaldo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
PARALELAS: É cedo para partidos e pré-candidatos apresentarem propostas para Santa Maria?
Valdeci, por sua vez, retribuiu os elogios do futuro vice de chapa (a dobradinha só poderá ser oficializada no ano que vem, após as convenções partidárias, conforme o calendário eleitoral) e também destacou que uma eventual administração da dobradinha encontrará apoio do governo Lula. Por fim, Valdeci encerrou conclamando a militância dos partidos coligados para a campanha.
“Se preparem porque vocês serão chamados a toda hora. A luta começou e nós vamos gastar muito sapato porque agora a pré-candidatura é pra valer. Eu e o Dr Farret vamos percorrer os quatro cantos desta cidade para ganhar”, disse o petista.
Com o anúncio da dobradinha Valdeci-Farret, Santa Maria já conta com quatro pré-candidaturas oficializadas para a Prefeitura em 2024. Há, ainda, pelo menos três pré-candidatos ainda não oficializados.
Ex-prefeitos Valdeci e Farret anunciam chapa para a Prefeitura de Santa Maria
PRÉ-CANDIDATURAS LANÇADAS
EWERTON FALK, empresário e presidente do Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria, é pré-candidato pelo PL
GIUSEPPE RIESGO, ex-deputado estadual e atual chefe de gabinete do deputado federal Marcel Van Hattem, é pré-candidato pelo Novo
TONY OLIVEIRA, radialista e vereador, é pré-candidato pelo Podemos
VALDECI OLIVEIRA, ex-prefeito de Santa Maria por dois mandatos e deputado estadual, oficializou sua pré-candidatura a prefeito nesta sexta-feira (13). Seu vice é o médico e ex-prefeito José Haidar Farret, que também teve a pré-candidatura a vice oficializada
PRÉ-CANDIDATURAS EM DISCUSSÃO
BETO FANTINEL, deputado estadual reeleito e licenciado e atual secretário estadual de Assistência Social, deverá ser o candidato do MDB. No entanto, pré-candidatura ainda não foi oficializada
PAULO BURMANN, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), deverá ser o candidato do PDT, partido que ele preside em Santa Maria. Contudo, a pré-candidatura ainda não foi oficializada
RODRIGO DECIMO, empresário e atual vice-prefeito de Santa Maria, é cotado para ser o candidato do governo, representando o PSDB