Paralelo 29

PARALELAS: Lançamento de Valdeci-Farret agita a sucessão municipal de 2024

Foto: Christiano Ercolani, Divulgação

Dupla lançou dobradinha para disputar a Prefeitura de Santa Maria

O lançamento da chapa unindo os ex-prefeitos Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (União Brasil), nessa sexta-feira (13), em dois atos, movimentou o cenário político de Santa Maria. Embora a dobradinha já existisse informalmente, Valdeci só resolveu assumir agora, publicamente, que é candidato a prefeito. E que terá Farret como seu vice em 2024.

Assim que a notícia chegou ao conhecimento público, começaram a surgir os comentários. Nas redes sociais do paralelo29.com.br, eleitores se manifestaram. E mostraram-se divididos entre os que apoiam a chapa e os que a criticam. Pau a pau, como se diz no jargão popular.

PARALELAS: É cedo para partidos e pré-candidatos apresentarem propostas para Santa Maria?

Adesão ao lulismo

Entre os que apoiam a dobradinha, os argumentos são que a dupla reúne experiência de cinco mandatos na Prefeitura de Santa Maria, além de passagens pela Câmara de Vereadores, pela Assembleia Legislativa e pela Câmara dos Deputados.

Além disso, uma chapa alinhada com o governo Lula abriria portas para Santa Maria buscar mais recursos junto ao governo federal. Afora isso, os apoiadores defendem que as administrações de Farret e Valdeci foram marcantes para o desenvolvimento de Santa Maria.

PARALELAS: MDB de Santa Maria vai cobrar mais da Prefeitura e “enquadrar” vereadores

Críticas à união com petistas e comunistas

Do lado contrário, há manifestações antipetistas e anticomunistas (pelo fato da presença do PC do B na aliança) e até mesmo algumas que questionam o fato de Farret ter “virado a casaca”.

Ou seja, pessoas que se disseram apoiadoras do médico no passado, sobretudo eleitores alinhados ao atual Progressistas (PP), que foi, durante anos, o partido de Farret, acusam o político de ter se unido “aos comunistas defensores do Hamas”.

Vereador diz que é a “piada do ano”

Vereador com seis mandatos, Manoel Badke, Maneco, hoje filiado ao União Brasil, é um dos críticos mais contundentes da união entre os dois ex-prefeitos. Assim que a notícia foi divulgada, Maneco classificou a aliança de “oportunista”.

Maneco classifica a dobradinha como “a piada do ano”, ressaltando que Farret e Valdeci sempre estiveram em lados opostos e que o PT foi crítico ferrenho das gestões do médico e vice-versa.

PARALELAS: Valdeci é unanimidade no PT, mas se não concorrer, sobram candidatos petistas

Saída do União Brasil

O vereador está no União Brasil desde a fusão entre seu ex-partido, o Democratas (DEM) com o PSL, que originou à sigla. Este ano, Maneco disse à coluna Paralelas que pretendia concorrer à Prefeitura e que iria disputar a convenção do União Brasil com Farret.

Pelo que tudo indica, o parlamentar que não concorrerá a mais um mandato, trocará de sigla na janela partidária do próximo ano. Entre os possíveis destinos de Maneco está o PL, sigla que abriga os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn