Susepe realiza revistas gerais na Pesm, no Presídio Regional e no Instituto Penal
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram revistas gerais nas três casas prisionais de Santa Maria com apreensões de materiais ilícitos.
Os agentes apreenderam celulares, carregadores, chips, armas brancas e porções de drogas. A Susepe não informa a quantidade das apreensões nem se elas ocorreram nas três casas prisionais.
A operação foi desencadeada na manhã dessa segunda-feira (16) na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), no Presídio Regional e no Instituto Penal. No total, mais de 1,4 mil apenas foram alvos.
Conforme a Susepe, as ações da Pesm e no Regional fazem parte da Operação Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), para identificar e retirar celulares das cadeias brasileiras. O objetivo é combater facções, “interrompendo a comunicação ilícita do crime organizado” e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.
EXCLUSIVO: Penitenciária Estadual de Santa Maria é alvo de revista geral
Ações simultâneas com mais de 240 agentes
De acordo com a Susepe, a operação ocorre de forma simultânea, em diversos estados brasileiros e deverá ser ampliada ao longo da semana.
Polícia Civil apreende facas e celulares em três celas da Pesm
A operação em Santa Maria envolveu mais de 240 agentes, entre operacionais do Grupo de Ações Especiais (Gaes), dos Grupos de Intervenção Rápida das 2ª e 3ª Regiões Penitenciárias, da Inteligência Penitenciária, do Canil, da 2ª e da 3ª Delegacias Penitenciárias Regionais e das próprias casas prisionais. Também teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS).
EXCLUSIVO: Pesm passa por revista devido à escalada de assassinatos em Santa Maria
Pente-fino nas prisões domiciliares
De forma simultânea às revistas, também foram realizadas fiscalizações de prisões domiciliares e de apenados em trabalho externo, com o apoio da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Brigada Militar.
Os delegados da 2ª e da 3ª Regiões Penitenciárias, respectivamente, Thiago Nothen e Irineu Koch, e o diretor-adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Clédio Müller, acompanharam a ação desencadeada nas três casas prisionais de Santa Maria.