Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria abre inscrições para 223 bancas de comercialização de produtos na Romaria

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Interessados na aquisição dos espaços devem procurar a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização. Atendimentos são agendados pelo site institucional

A Prefeitura de Santa Maria inicioua comercialização dos lotes para 223 bancas que ficarão instaladas na Avenida Medianeira durante a 80ª Romaria Estadual da Medianeira. O preço e R$ 326.

Conforme a Prefeitura, haverá lotes destinados ao Distrito Criativo e lotes para os indígenas. Cada banca terá dois metros de largura. A taxa de R$ 326 prevê a ocupação do solo, bem como a autorização para a comercialização de produtos durante o evento religioso.

As pessoas interessadas na aquisição dos espaços devem procurar a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, junto à Superintendência de Fiscalização, no prédio Office Tower, na Rua André Marques, 820, 10º andar, das 8h30min às 13h. Para atendimento, é preciso fazer agendamento prévio pelo site institucional da Prefeitura.

Para agendar, basta acessar o site da Prefeitura, selecionar a categoria “Superintendência de Fiscalização”, “Manual para agendamento”, e o serviço “Coordenadoria de Fiscalização de Atividades Econômicas.

Na sequência, é necessário escolher a data e o horário a partir de 18 de outubro. Para esclarecimento de dúvidas, contatar a Superintendência de Fiscalização pelo telefone (55) 3922-1232.

O EVENTO
O quê: 80ª Romaria Estadual da Medianeira
Tema: “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Basílica da Medianeira, Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631

Ambulantes poderão vender, mas não terão pontos fixos

Conforme a Secretaria de Desburocratização, neste ano, serão disponibilizadas 223 bancas para a 80ª edição da Romaria da Medianeira. Os lotes serão demarcados na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas, nos dois sentidos (veja mapa em anexo).

Os espaços não adquiridos previamente estarão sendo comercializados na Avenida Medianeira, no posto da Fiscalização, em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 17h do dia 10 de novembro (sexta-feira), primeiro dia da programação da Romaria.

Ambulantes também poderão comercializar produtos na Romaria. Não há um número pré-definido desses profissionais, que não precisam pagar taxas, mas devem estar sempre circulando pelo local.

Tanto no caso de ambulantes quanto no de comerciantes que alugarem um espaço físico, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. Todos os vendedores ficarão responsáveis pelo recolhimento de resíduos dos produtos vendidos.

Bancas serão instaladas na manhã da procissão

A instalação das bancas começar a partir das 7h do dia 12 de novembro (domingo), terceiro e último dia da programação da Romaria.

Uma equipe da Prefeitura de Santa Maria estará no local fazendo a orientação. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo.

“Ao término da Romaria, todo o material utilizado pelos comerciantes deve ser recolhido ao final das atividades, evitando deixar na avenida, principalmente, materiais que possam causar ferimentos às equipes da limpeza”, informa o Superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Valdori Rocha.

Prefeitura apoia abertura do comércio e articula rede hoteleira

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, é apoiadora da 80ª Romaria da Medianeira, que, neste ano, ocorrerá em três dias, de 10 a 12 de novembro, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, com a tradicional procissão apenas no domingo, dia 12. 

O lançamento da Romaria ocorreu em agosto. A programação completa está disponível no documento em anexo. Conforme a secretária Ticiana Fontana, o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) está estimulando a aberturar do comércio no domingo de evento para aproveitar a vinda de milhares de pessoas à cidade.

Ticiana ressalta que o evento começará na sexta-feira (10) com atividades culturais e religiosas. Nos três dias, também haverá atividades para a juventude.

“A nossa secretaria fez uma parceria com a Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR), e estamos fazendo uma mobilização junto à rede hoteleira para ofertar pacotes especiais para os romeiros”, ressalta Ticicina.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn