Paralelo 29

CUCA VICEDO: O Iluminado, o terror e a loucura

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA


Como disse um psiquiatra (ou roteirista) uma vez: “Não entre sozinho na sua mente, é um terreno perigoso demais para se tratar sem o devido cuidado” Frase do filme …E Se Fosse Verdade, mas tem uma profunda razão de ser.

Perante tantos conflitos que estamos enfrentando no mundo, pode-se pensar que a pandemia terminou de enlouquecer quem já era insano e que a paciência, a elegância, a sabedoria, o bom senso e a democracia estão se deteriorando a cada dia.

O encarceramento deixou as pessoas mais irritadas e conflituosas e, isso não e uma constatação pessoal, trata-se de pesquisa especializada.

CUCA VICEDO: O sucesso de Lupin

Dentro do terror de enfrentar os pensamentos mais estranhos, uma dica que não se deve perder para esse período é um filme que mostra exatamente isso: como a loucura toma conta da mente, já em perigo, de uma pessoa, a ponto de levá-laa cometer atos de insanidade.

O ILUMINADO é um clássico e, por isso, imbatível, deixou marcas e várias cópias descaradas que até hoje tentam imitar a genialidade do seu diretor e roteirista, o grande Stanley Kubrick.

Não esquecendo que a obra se baseia do também gênio Stephen king. O filme de 1980 tem uma realidade profunda até os dias de hoje, uma família simples, que tem seus problemas característicos, ficam isolados em um hotel em pleno inverno rigoroso, o famoso Hotel Overloock, cenário perfeito para tudo o que vai acontecer.

CUCA VICEDO: O vilão que salvou a Marvel

Logo, tudo pronto para o desenrolar da trama, o terror psicológico toma conta do filme e, exatamente por isso, se torna uma obra sensacional.

Essa tarefa não é para qualquer um, a mão poderosa do grande diretor encontra o intérprete perfeito para isso. E acertou em cheio quando escalou como pai da família o fabuloso Jack Nicholson, que já estava oscarizado pela sua interpretação marcante em UM ESTRANHO NO NINHO (1975).

O mais interessante ainda é que o outro personagem central, uma criança, não sabia nada sobre a história do filme, apenas reagia a direção de Kubrick.

Após ver a o filme pronto, o ator mirim Danny Lloyd nunca mais quis saber de cinema e acabou por ser professor universitário, proibindo qualquer um de citar sua participação no filme. Traumatizou mesmo!!

Diante de tantas dicas de filmes, veja ou reveja um grande clássico que marcou época, sem ter efeitos especiais falsetes e que consegue o que realmente um filme de terror precisa: mexer com seus nervos.

CUCA VICEDO: Por dentro da mente do criminoso

Foi feita uma sequência muito medíocre chamada DOUTOR SONO (2019), mas como sempre, nem chegou aos pés e se tornou chato, literalmente, nada a ver. Veja, se possível para confirmar.

A estética, a linguagem cinematográfica, as atuações, fotografia.. podem ter aquele toque atual, mas incomparável com a obra clássica. Permita-se conferir, vale a pena. Tanto O ILUMINADO como DOUTOR SONO estão disponíveis no streaming HBO MAX . Faça sua maratona de halloween.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn