Paralelo 29

Projeto social da Por do Sol busca ajuda para construir centro comunitário com cozinha, horta e pomar

Foto: Divulgação

Casal que fundou projeto social de combate à fome, que inclui Sopão Comunitário e Festa do Dia das Crianças, precisa de apoio para concluir obra

Há 28 anos, o casal de aposentados Francisco e Jurema Portela mantém um projeto social para moradores da Vila Por do Sol, no Bairro Nova Santa Marta, zona Oeste de Santa Maria. Para manter e ampliar o projeto, o casal conta com a ajuda da comunidade.

Francisco e Jurema Portela pretendem construir uma cozinha comunitária e cultivar uma horta e um pomar para auxiliar na preparação das refeições que são distribuídas todas as quartas-feiras. A ideia é que a cozinha comunitária se transforme em um centro comunitário.

Voluntários ajudam na construção de novo espaço

Família Portela conta com apoio de voluntários para erguer sede do Centro Comunitário/Foto: Divulgação

Desde que o Sopão Comunitário começou a funcionar, as refeições são preparadas e servidas na casa da família Portela. O casal conseguiu um terreno da Prefeitura por cinco anos.

Mesmo com dificuldades, o casal começou a construção do futuro centro comunitário na área que fica ao lado da Escola Estadual Santa Marta.

Voluntários estão ajudando na obra, mas para que a construção seja finalizada, Francisco Portela pede a ajuda de empresários e de pessoas que puderem ajudar com materiais ou mesmo outras formas de colaboração. Entre os materiais necessários para ampliar o projeto estão ferro e materiais de construção.

CONTATOS PARA DOAÇÕES

  • Francisco Portela – (55) 9 97 01 63 37
  • Jurema Portela – (55) 9 98 89 86 28

Demanda crescente por alimentos

Atualmente, o Sopão Comunitário atende de 70 a 100 moradores, que vão em busca do que comer todas as quartas-feiras. Portela ressalta que as pessoas procuram ajuda em outras ocasiões.

“À noite, o pessoal tem nos procurado em busca de alimentos porque, nesses tempos chuvosos, tem o pessoal que lida com reciclagem. Com esse tempo de chuva, o pessoal não vende. São pessoas que têm família para alimentar e às vezes não conseguem”, conta Portela.

Festa do Dia das Crianças

Famílias fazem fila para provar o bolo da festa do Dia das Crianças/Foto: Divulgação

Ao longo de quase três décadas, além de matar a fome de milhares de pessoas que não têm o que comer, o casal Francisco e Jurema Portela promove festas para crianças em datas especiais como Dia das Crianças e Natal.

Neste ano, a festa do Dia das Crianças ocorreu nesse sábado (21), levando momentos de alegria para meninos e meninas carentes da comunidade da Por do Sol.

“Este ano fizemos a festa meio atrasa, mas graças a Deus as coisas vão andando”, diz Francisco Portela, reiterando que os projetos sociais precisam do apoio dos santa-marienses que puderem ajudar.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn