Investigações começaram em setembro com a prisão de uma mulher que recebeu encomenda com drogas e arma
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Air Mode (Modo Avião ou Modal Aéreo) para prender integrantes de uma quadrilha que transportava drogas, de avião, do Mato Grosso do Sul para Santa Maria. Estima-se que mais de 20 remessas teriam sido feitas.
A operação mobiliza 35 policiais federais para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Santa Maria. A Justiça Estadual do Rio Grande do Sul determinou, ainda, o sequestro (bloqueio) de um imóvel.
Segundo a PF, a investigação começou em setembro deste ano, com a prisão em flagrante de uma mulher que recebeu uma encomenda do Mato Grosso do Sul contendo drogas e uma arma de fogo de fabricação estrangeira.
Mais de 20 remessas suspeitas teriam sido feitas
Com o avanço a apuração, agentes da PF realizaram outras cinco abordagens, com apreensões de cocaína, maconha, uma pistola e carregadores.
De acordo com a PF, a droga era remetida de Ponta Porã (MS) para Santa Maria dentro de equipamentos eletrônicos como computadores, bebedouros e caixas de som.
O material era enviado por meio de uma empresa de transporte aéreo. Somente este ano, estima-se que foram feitas mais de 20 remessas suspeitas.
A ação desta quinta-feira busca a obtenção de novos elementos de prova sobre os crimes investigados. Também busca delimitar eventuais responsabilidades de todos os envolvidos. O nome da Operação faz referência à modalidade de transporte das drogas adotada pelos investigados.
(Com informações da PF)