Estudo avaliou o quantitativo de servidores com Ensino Superior em mais de 400 municípios. Na classificação nacional, Santa Maria é a 19ª
Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
Santa Maria é 1º lugar no Estado em qualidade dos servidores públicos municipais conforme a lista publicada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base no Ranking de Competitividade dos Municípios, na terça-feira (24).
Com 410 municípios avaliados, o Coração do Rio Grande também ocupa posição de destaque nacionalmente, ficando em 19º lugar.
A classificação leva em conta a razão entre o número de servidores públicos municipais da administração direta com Ensino Superior e o número total servidores públicos municipais.
“Somos conhecidos por sermos uma cidade formadora e até mesmo somos criticados por supostamente não retermos talentos. A publicação do ranking desmistifica esse pensamento, pois demonstra, sim, que contamos com servidores públicos qualificados, sejam eles com Ensino Superior ou Ensino Médio”, avalia o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.
De acordo com a secretária de Administração e Gestão de Pessoas do Município, Carolina Lisowski, servidores qualificados representam a melhor prestação de serviços diretos ou indiretos aos cidadãos e asseguram a execução de políticas públicas de qualidade para os usuários:
“Temos uma estrutura administrativa privilegiada por contarmos com tantos servidores tão bem capacitados. Esse ranking reflete a análise feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), no programa Qualis RS – Indicador de qualificação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, que também reconhece a qualidade técnica e de formação dos nossos servidores. Embora Santa Maria tenha um número reduzidos de servidores, quando comparados a municípios do mesmo porte, temos o orgulho de contarmos com diversos especialistas em suas áreas de atuação.
Mais de 1,6 mil com pós-graduação
Ainda segundo a chefe da pasta, dos 3.871 servidores da ativa atualmente em Santa Maria, 1.682 deles possuem pós-graduação, seja ela especialização, mestrado ou doutorado.
“Além dessa formação inicial, ainda identificamos a busca e o apoio para a realização de cursos de formação continuada, um diferencial que faz com que os servidores possam se manter estudando e acompanhando as mudanças e atualizações técnicas e jurídicas atinentes ao desempenho de cada atividade”, considera Carolina.
A publicação do ranking acontece na mesma semana em que se é comemorado o Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro, próximo sábado. O CLP é uma organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos mobilizando redes, lançando ferramentas e formando lideranças públicas.