JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A janela de troca de partidos, em março do próximo ano, também conhecida como “janela da infelidade”, poderá decretar o fim da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Isso mesmo: Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso estariam de saída.
Conforme a coluna Paralelas apurou com os dois parlamentares, a possibilidade de saída de ambos é real. Os destinos, porém, são bem diferentes. Enquanto Danclar Rossato estaria com um pé no Podemos, Paulo Ricardo mira o PT, partido pelo qual já foi candidato a vereador.
Pozzobom sanciona lei que proíbe verba pública para conteúdos considerados eróticos para crianças
Danclar diz ter cinco convites
Questionado pelo paralelo29.com.br, Danclar, conhecido como Professor Danclar, admitiu ter recebido convites de vários partidos, entre eles Progressistas (PP), PSDB, do PL e do PDT. E, claro, do Podemos.
“A gente está analisando, no meu caso. Vamos ver o que o nosso partido vai fazer até o final do ano. Não há nada de concreto, existe só especulação”, diz Danclar, ressaltando que respeita o PSB, partido pelo qual foi eleito para seu primeiro mandato.
Assim, segundo o próprio parlamentar, sua saída estaria mais relacionada a questões internas do PSB do que por outros motivos. Danclar foi eleito em 2020 com 859 votos, sendo o último dos 21 eleitos.
Nova coordenação do Movimento Negro Unificado quer protagonismo nas eleições municipais
Paulo Ricardo recorre à dramaturgia
Já Paulo Ricardo, que, além de radialista, também é professor, diz ter convites de quatro partidos, mas não cita nenhum. Nos bastidores, corre a informação extraoficial de que ele irá para o PT.
Paulo Ricardo preferiu enviar uma declaração em forma de nota, na qual cita o poeta e dramaturgo Shakspear (1564-1616): “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”.
“Tenho convite para ingressar em quatro partidos. E um novo, que seria formado por importante figura santa-mariense”, diz Paulo Ricardo, que ainda se recupera de uma cirurgia.
Quanto ao PSB, diz que seu atual partido, “busca reorganizar-se e adotar uma nova identidade na cidade e região”. No próximo dia 16, Paulo Ricardo retornará à Câmara e fará uma reunião com seu grupo de apoio para “debatermos e analisarmos as diversas nuances que nortearão a disputa eleitoral de 2024”.
Primeiro vereador eleito como titular em Santa Maria, Paulo Ricardo conquistou a 18ª vaga na atual legislatura – seu primeiro mandato – com 1.102 votos.
PARALELAS: Lançamento de Valdeci-Farret agita a sucessão municipal de 2024
O que está em jogo. E as chances de cada um
Mas o que estaria em jogo nessa mudança de partido dos dois vereadores do PSB? Evidentemente que o que incomoda os parlamentares socialistas não é exatamente a questão ideológica, mas sim a viabilidade eleitoral do atual partido. Por outras legendas, acreditam, teriam mais chances de reeleição.
O futuro eleitoral do PSB é uma incógnita. Há quem aposte que, dificilmente, o partido repetirá a atual bancada. Isso dependerá de uma boa composição envolvendo a chapa majoritária para a Prefeitura.
A ida de Danclar para o Podemos seria uma aposta ainda mais arriscada, pois teria que dividir espaço com o vereador Tony Oliveira, mesmo que este, neste momento, seja pré-candidato a prefeito. Nos outros partidos, que terão vereadores e ex-vereadores concorrendo, a situação também se complica.
Paulo Ricardo também estaria arriscando. No PT, caminho mais provável neste momento, encontraria concorrentes fortíssimos.
Diante de tantas dúvidas, é natural que a dupla quebre a cabeça com cálculos políticos para sacramentar uma escolha que seja a melhor possível para cada um.
PARALELAS: PDT quer resgatar as raízes do trabalhismo, do getulismo e do brizolismo
Enquanto, no PSB….parece estar tudo bem
Conforme notícia produzida pela assessoria de comunicação do PSB de Santa Maria, publicada no site da sigla, o partido realizou um encontro em 21 de outubro denominado Café Socialista.
O evento reuniu filiados, lideranças comunitários e filiados “em um esforço conjunto para discutir o futuro político da cidade e fortalecer os laços partidários”. O teme central, logicamente, foi a sucessão municipal.
No encontro, o nome de Paulo Ricardo surgiu como “potencial concorrente” para a Prefeitura. Segundo a notícia, “a proposta foi recebida com entusiasmo e será tema de debates futuros”.
Aliás, Paulo Ricardo foi representado pela assessoria por ainda estar se recuperando de uma cirurgia. Danclar estava presente e inclusive posou para a foto oficial com a bandeira do PSB.
A definição do futuro do PSB em Santa Maria passa pela recomposição da direção local, que deverá ocorrer no próximo sábado, na Câmara de Vereadores. Porém, mesmo que a situação se acomode, somente em março se saberá realmente o que irá acontecer com a bancada legislativa.