Paralelo 29

ABDON: Capital humano é a chave da transformação

Foto: Divulgação, Festuris

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO

A Festuris – Gramado na sua 35ª edição destaca o tema “Capital Humano é a chave da transformação” e contribui sobre a discussão do trabalho em todo o sistema produtivo do fenômeno turístico.

Desde do Guia de Turismo, continuando pelos diversos prestadores de serviços turísticos, destacando-se: o Agente de Viagem; o Organizador de Eventos; o Planejador; o Turismólogo; o Hoteleiro; o Comunicador especializado; o Relações Públicas; o Publicitário; o Contato comercial; o Restauranteiro, o Promotor e Divulgador da Oferta Turística, o Gestor do Destino , entre outros profissionais que prestam serviços diretos ou indiretos, estão reconhecendo os impactos nas suas atividades profissionais.

O mundo está mudando velozmente, assim como o mercado e o cliente. Todos buscam o melhor, aqui e agora. Os desafios são imensos para adaptações às novas realidades, principalmente com os avanços tecnológicos, desregulamentações de mercados e a sustentabilidade do planeta.

Todas as organizações econômicas com ou sem fins lucrativos devem estar adaptando suas estratégias, táticas e operações. As grandes mudanças da tecnologia da informação e a participação da Inteligência Artificial (IA) exigem conhecimentos indispensáveis nas Gestões públicas e privadas.

Tudo que tiver condições de substituir o trabalho humano pode estar sendo testada, inclusive no fenômeno turístico e no sistema de viagens, lazer e entretenimento.

Convém salientar que na Teoria Econômica, desde do economista francês Jean-Baptiste Say, os fatores de produção são divididos em: terra (T), capital ( técnico e financeiro, representado por K) e o trabalho humano ( T). A terra representa os recursos naturais, incluindo as florestas, as minas, áreas cultiváveis e o capital retrata máquinas, instalações e matérias primas.

A Teoria do capital humano foi criada por Theodore Schultz,economista norte-americano, na década de 1950. Na época,o Schultz tinha a intenção de explicar a origem do aumento da produtividade de empresas que ocorria ao mesmo tempo que eram realizados investimentos em educação profissional.

Segundo as pesquisas, a teoria do capital humano afirma que a força de trabalho é o meio de produção mais importante dentro da economia.

Quando os profissionais são qualificados e possui mais habilidades, a economia tem a capacidade de produzir mais valor econômico nos seus bens e/ou serviços.

O Capital humano é o conjunto entre competências, conhecimentos e habilidades do indivíduo para a realização de uma atividade laboral.

O conjunto destes componentes permite que o colaborador desempenhe suas atividade e contribua efetivamente nos bons resultados.

Na realidade, o engajamento é considerado um dos mais importantes elementos da gestão do capital humano porque incentiva o comprometimento individual pelo bem coletivo, isto é, pelos resultados da empresa ou entidade.

São importantes contribuições ao desenvolvimento sustentável. Somente o conhecimento liberta e encontra soluções para todos os problemas enfrentando as variáveis incontroláveis. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!