ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Festuris Gramado (9 a 12/2023), segundo seus organizadores, Rossi & Zorzanelo, foi a maior edição de todas, com o crescimento de 23% em relação ao ano passado.
A exposição com 27 mil m² de área construída; apresentou 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos turísticos internacionais; 15 mil participantes; 600 profissionais de comunicação, incluindo 26 jornalistas da imprensa internacional e mais de 100 potenciais compradores (hosted buyers), procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
Para quem acompanha o importante evento desde da sua criação, observa-se a evolução das ofertas de produtos turísticos estaduais, nacionais e internacionais, com profissionais habilitados presentes.
É assim que funciona em todo o mundo. Durante a minha Mentoria realizada com o título “ City Marketing e o desenvolvimento do Turismo Sustentável“ conversei com os participantes da Colômbia, Portugal, Espanha, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros, sobre o sucesso da organização e da qualidade do conteúdo disponibilizado.
Observei as presenças das Regiões Turísticas e de pequenos Municípios Turísticos que participaram pela primeira vez do evento.
Convém salientar que o Marketing da Cidade ( City Marketing), inclui a estruturação da oferta turística; qualificação da série de serviços; promoção contínua e avaliação de resultado de cada ação no mercado.
Na Festuris a força do Turismo foi demonstrada, mais uma vez. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.