Nível de água baixou cerca de 40 centímetros. Até o momento, nenhuma família precisou sair das residências
Uma equipe da Prefeitura, por meio da Defesa Civil, realizou vistoria, na manhã desta quinta-feira (16), no Distrito de Passo do Verde para monitorar o Rio Vacacaí. Ainda nesta quarta-feira (15), houve registro de inundação no Balneário do local. Porém, o nível da água já baixou cerca de 40 centímetros.
Até o momento, nenhuma família precisou sair das residências. Outra vistoria também ocorreu na Comunidade Estação dos Ventos, no Bairro Presidente João Goulart, para monitorar o Rio Vacacaí-Mirim.
“Poucas famílias residem no Balneário e, geralmente, as casas têm dois pisos. Isso facilita para que as famílias possam ficar no piso superior. Há ocorrência de grande volume de chuvas em cidades próximas, como São Gabriel, por exemplo, o que faz aumentar o nível do Rio Vacacaí. Por isso, estamos sempre em contato com os moradores e com as lideranças locais, inclusive com o subprefeito. Além disso, vistoriamos diariamente os rios, as áreas de risco próximas aos morros e arroios do Município. Em caso de inundação, ande no sentido contrário. Proteja sua vida e das pessoas de sua família”, diz o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos.
Nas últimas 24 horas, choveu em torno de 28 milímetros no Bairro Lorenzi, conforme o registro do índice pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Giruá: temporal atinge ginásio e deixa uma pessoa morta e 57 feridos
RECOMENDAÇÕES
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
ONDE PEDIR AJUDA
As equipes da Prefeitura estão em alerta para atender ocorrências. Em caso de necessidade de ajuda, população deve entrar em contato pelos telefones:
Guarda Municipal
- 153
Ciosp
- (55) 99217-8122 (WhatsApp)
- (55) 99167-4728 (WhatsApp)
- (55) 99167-8452 (WhatsApp)
- (55) 3174-1552
Defesa Civil
- (55) 3174-1552 (ramal 2)
- (55) 99110-7940 (WhatsApp)
Ventos fortes e granizo mantêm Região Sul em alerta
Previsão de chuva intensa e temporais
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado (SEMA), para esta quinta e sexta-feira (17), há previsão de chuvas intensas com temporais associados a descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas fortes de vento atuam nas regiões Noroeste, próximo ao Centro e Norte gaúcho.
A chuva intensa poderá trazer volumes elevados nas próximas horas nessas regiões. A tendência é que as instabilidades sigam atuando sobre o Noroeste, Norte e próximo à Serra, na divisa com Santa Catarina.