CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
A geração que foi criada assistindo o Programa OS TRAPALHÕES nas noites de domingo foi privilegiada em rir, sorrir, gargalhar com a verdadeira figura que representava o humor brasileiro.
A aparição em cena do querido MUSSUM roubava a cena dos outros componentes do grupo, por um único motivo: ele era o verdadeiro brasileiro, com paixão pelo futebol, tomando a cervejinha, torcendo pela Escola de Samba, com orgulho de sua religião.
E, principalmente, mostrando a realidade da maioria da população brasileira: pobre, favelada, negra, mas com um grande respeito pela família, acima de tudo sonhadora e lutando pelos seus ideais. Com orgulho de suas raízes.
O verdadeiro talento também perante os demais, era músico, e dos grandes. Um grande passista que se destacava no grande grupo de samba, OS ORIGINAIS DO SAMBA. O melhor grupo de instrumentistas do Brasil, O GRUPO DE SAMBA.
Tudo isso e muito mais, e mostrado no filme biográfico MUSSUM, O FILMIS! (em que o interprete Ailton Graça está muito parecido com ele!!), lançado esse ano nos cinemas brasileiros e que podemos matar as saudades de Antônio Carlos Bernardes Gomes, cacildis!!tranquilis!! E ver um pouco de sua vida e seu trabalho indiscutível e valoroso.
Filme emocionante que narra as dificuldades de mães analfabetas negras – que não tinham outro trabalho no Brasil se não de empregadas domésticas – a rigidez e disciplina, amores, trabalho, racismo e a nossa admiração. Confira!
Com relação aos Trapalhões, a originalidade era pura dele, que em cena sempre acabava como sendo o “esculachado” do grupo Por que será?
Outra forma de conferir o talento e vida deste grande brasileiro e conferindo o documentário MUSSUM: UM FILME DO CACILDIS (2018), que está no streaming Prime Vídeo. Vale a pena conhecer sua trajetória de vida. Um verdadeiro brasileiro!