Lei sancionada pela Prefeitura permite que imóvel seja devolvido ao Município
Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
Representantes da Prefeitura de Santa Maria sancionaram a Lei Municipal nº 6.834, que viabiliza o retorno da área hoje utilizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ao Município caso a instituição de ensino deixe de atuar no local, na BR-287, no distrito de Boca do Monte.
A lei, de autoria do Poder Executivo, dispõe também sobre a utilização do terreno para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).
“Santa Maria deu um passo importantíssimo para a vinda do IFFar ao Município. O caminho está sendo pavimentado e o que coube ao Executivo e ao Legislativo foi feito. Temos agora uma área garantida para o novo campus, algo que vai trazer muitos benefícios a nossa população”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), que acompanhou a homologação da lei, nesta segunda-feira (27).
O projeto havia sido apresentado à Câmara de Vereadores em outubro, uma atitude que colocou Santa Maria à frente na disputa pelo campus, decisão que caberá ao Ministério da Educação.
Conforme a reitora do IFFar, Nídia Heringer, a instituição virá para trazer novas oportunidades para quem quer ingressar em um curso técnico:
“Planejamos ofertar eixos formativos que vão atender a demanda da comunidade. Um processo que vai ser construído de forma colaborativa futuramente. A intenção é somar e não disputar com as demais instituições que já oferecem cursos técnicos”.
Negociação com o Ministério da Educação
A área construída, ou seja, os prédios, será uma questão tratada diretamente entre Ulbra e Ministério da Educação, que deve indenizá-los pela construção.
Com 85 salas de aula e auditório para 400 pessoas, a previsão do IFFar é de que 1,4 mil alunos possam ser atendidos. Para tal, haveria a contratação de 70 professores e 45 técnico-administrativos em educação.
Participaram da assinatura a secretária de Educação, Lúcia Madruga; o chefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Álvaro Lisboa, e os vereadores Alexandre Vargas e Marina Callegaro. Pelo IFFar estiveram presentes os pró-reitores Ângela Marinho, Arthur Frantz e Carlos Lehn.