Paralelo 29

PODCAST: Vereadora Helen Cabral revela convívio com violência doméstica

Arte/Estação 29

Petista contou episódios vividos em casa no podcast Estação 29

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

A vereadora Helen Cabral (PT), de Santa Maria, revelou no Podcast Estação 29, do paralelo29.com.br, que conviveu com a violência doméstica em casa. A parlamentar, que de Uruguaiana, nasceu em uma família de sete irmãos. O pai, que era mecânico, batia na mãe.

“Fui criada por uma mãe solo e desde pequena convivi com o machismo estrutural. Meu pai saía na sexta-feira para fazer socorro nos carros e voltava na segunda. Saía arrumado, perfumado, e voltava na segunda. Ele chegava brabo, incomodado e batia na mãe. Isso era uma coisa que me indignava muito”, contou a vereadora petista.

Depois, os pais se separaram, e a mãe de Helen foi morar com os avós da vereadora. Segundo ela, as agressões eram consequência do machismo estrutural, “do qual toda a mulher é vítima”.

PODCAST: Câmara “tinha mais civilidade” no debate político, diz vereadora Helen Cabral

“Toda mulher sofre algum tipo de violência”

“Toda mulher enfrenta o machismo estrutural. E toda a mulher, em algum momento, sofre um tipo de violência. As violências são diversas. Violência física, psicológica, patrimonial, Toda mulher sofre e eu já sofri”, revelou a vereadora.

“Eu nunca sofri aquela violência física até porque eu soube identificar, em determinados relacionamentos, os sinais de um relacionamento abusivo, tóxico, e consegui sair antes”, contou.

Helen também disse que, em duas ocasiões, sofreu “violência de gênero” (pelo fato de ser mulher) por parte de um colega que a interrompeu durante um pronunciamento na tribuna.

O Podcast Estação 29 tem como entrevistadores José Mauro Batista e Rodrigo Dias. A produção de pauta é da publicitária Alexa Oliari. O patrocínio é da Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis. Confira os episódios com outras pessoas entrevistadas nos canais do paralelo29 no Youtobe e Spotfy.

PODCAST: “Por causa das eleições, eu estava na lista de boicotes na cidade”, diz influenciadora Micheli Torrico

Semana Municipal foi instituída por lei da vereadora

Eventos marcaram 4ª Semana Municipal de Não Violência contra a Mulher em Santa Maria/Foto: Divulgação

A petista é autora da Lei Municipal 5483/2011, aprovada em sua primeira legislatura (2009-2012), que instituiu a Semana Municipal de Não Violência Contra a Mulher. A 4ª edição do evento foi realizada na semana passada com o objetivo de “promover a conscientização e o combate à violência de gênero”.

A 4ª Semana teve palestras e debates, entre outras ações. Uma das palestrantes, Laura Cortes, enfermeira e coordenadora do Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Santa Maria, ressaltou que 80% das ocorrências registradas pela Brigada Militar via 190 são de violência doméstica. Esse dado, segundo ela, foi repassado em um evento com representantes da Brigada Militar.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn