Petista contou episódios vividos em casa no podcast Estação 29
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A vereadora Helen Cabral (PT), de Santa Maria, revelou no Podcast Estação 29, do paralelo29.com.br, que conviveu com a violência doméstica em casa. A parlamentar, que de Uruguaiana, nasceu em uma família de sete irmãos. O pai, que era mecânico, batia na mãe.
“Fui criada por uma mãe solo e desde pequena convivi com o machismo estrutural. Meu pai saía na sexta-feira para fazer socorro nos carros e voltava na segunda. Saía arrumado, perfumado, e voltava na segunda. Ele chegava brabo, incomodado e batia na mãe. Isso era uma coisa que me indignava muito”, contou a vereadora petista.
Depois, os pais se separaram, e a mãe de Helen foi morar com os avós da vereadora. Segundo ela, as agressões eram consequência do machismo estrutural, “do qual toda a mulher é vítima”.
PODCAST: Câmara “tinha mais civilidade” no debate político, diz vereadora Helen Cabral
“Toda mulher sofre algum tipo de violência”
“Toda mulher enfrenta o machismo estrutural. E toda a mulher, em algum momento, sofre um tipo de violência. As violências são diversas. Violência física, psicológica, patrimonial, Toda mulher sofre e eu já sofri”, revelou a vereadora.
“Eu nunca sofri aquela violência física até porque eu soube identificar, em determinados relacionamentos, os sinais de um relacionamento abusivo, tóxico, e consegui sair antes”, contou.
Helen também disse que, em duas ocasiões, sofreu “violência de gênero” (pelo fato de ser mulher) por parte de um colega que a interrompeu durante um pronunciamento na tribuna.
O Podcast Estação 29 tem como entrevistadores José Mauro Batista e Rodrigo Dias. A produção de pauta é da publicitária Alexa Oliari. O patrocínio é da Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis. Confira os episódios com outras pessoas entrevistadas nos canais do paralelo29 no Youtobe e Spotfy.
PODCAST: “Por causa das eleições, eu estava na lista de boicotes na cidade”, diz influenciadora Micheli Torrico
Semana Municipal foi instituída por lei da vereadora
A petista é autora da Lei Municipal 5483/2011, aprovada em sua primeira legislatura (2009-2012), que instituiu a Semana Municipal de Não Violência Contra a Mulher. A 4ª edição do evento foi realizada na semana passada com o objetivo de “promover a conscientização e o combate à violência de gênero”.
A 4ª Semana teve palestras e debates, entre outras ações. Uma das palestrantes, Laura Cortes, enfermeira e coordenadora do Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Santa Maria, ressaltou que 80% das ocorrências registradas pela Brigada Militar via 190 são de violência doméstica. Esse dado, segundo ela, foi repassado em um evento com representantes da Brigada Militar.