Outra composição, reunindo siglas de esquerda, deverá ser formada para a eleição
Cinco partidos formalizaram um acordo para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que será realizada no dia 28 de dezembro, na última sessão legislativa do ano. O grupo fechou em torno do vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, para presidente.
Conforme o Paralelo 29 apurou o grupo reúne Progressistas, MDB, PSDB, Republicanos e Podemos. Como todas as bancadas dessas siglas estão fechadas, o grupo soma 14 vereadores, três votos a mais que o necessário para eleger o presidente.
Por essa composição, o vereador Pablo Pacheco (Progressistas) será o vice-presidente. Tanto Pacheco como Maneco não irão disputar um novo mandato na Casa.
QUEM PARTICIPA DA COMPOSIÇÃO
PROGRESSISTAS (PP)
- Anita Costa Beber
- Coronel Vargas
- Pablo Pacheco
- Roberta Leitão
MDB
- Adelar Vargas, Bolinha
- Rudys Rodrigues
- Tubias Calil
PSDB
- Admar Pozzobom
- Juliano Soares, Juba
- Givago Ribeiro
REPUBLICANOS
- Alexandre Vargas
- Delegado Getúlio
PODEMOS
- Tony Oliveira
UNIÃO BRASIL
- Manoel Badke, Maneco
Com essa articulação, outra chapa deverá ser formada basicamente por partidos de esquerda: PT, PSB, PDT e PC do B. Esses partidos deverão apresentar uma chapa para que possam participar da nova direção da Câmara, pelo princípio da proporcionalidade.
Se nenhum vereador desses três partidos aderir à chapa liderada por Maneco, o que poderá ocorrer, a composição de esquerda deverá contar com Danclar Rossato (PSB), Helen Cabral (PT); Luci Duartes (PDT), Tia da Moto; Marina Callegaro (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Valdir Oliveira (PT) e Werner Rempel (PC do B). A composição totalizaria sete votos, um terço da Casa.