Livros serão doados às escolas do Município e também para a Biblioteca Municipal
Por Tatiane Paumann, estagiária do curso de Jornalismo da UFSM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental de Santa Maria receberão mais de oito mil livros de literatura para suas bibliotecas até o final de janeiro de 2024.
A iniciativa foi realizada pelo Colégio Riachuelo, por meio da tradicional Gincana Cultural e Solidária, que ocorre anualmente na instituição de ensino. Este ano, o tema escolhido foi “Ler o Mundo” e contou com a participação de 12 turmas, que trabalharam na arrecadação das obras.
O objetivo da campanha é tratar de temas sociais com os alunos, e promover interação com a comunidade externa à escola. Além dos livros, também foram doados materiais escolares como cadernos, lápis, canetas, papéis coloridos e tintas, que serão entregues às escolas do Município no início de 2024.
Os kits são organizados com cerca de 40 exemplares para cada instituição da Rede Municipal. Já os materiais escolares serão enviados conforme necessidade de casa escola. Os livros que restarem, serão entregues para a Biblioteca Municipal Henrique Bastide.
Neste primeiro momento, as escolas que recebem as doações são as recém-inauguradas e aquelas que não participaram do programa “Cantinho da Leitura”, promovido pelo Governo Federal, que ofertava materiais para as bibliotecas.
A bibliotecária da Secretaria de Educação (Smed), Letícia Zenker, conta que receber essas doações é uma forma de presentear as escolas. Além de contribuir para o desenvolvimento cultural e incentivo à leitura das crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME).
A primeira instituição a receber os livros foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gianna Grassi Didonet, localizada na Rua Manoel Mallmann Filho, 281, Bairro Nova Santa Marta. A escola conta com 84 alunos, divididos em cinco turmas. A diretora, Silviani Monteiro Sathres, relata:
“Para a escola, é uma grande alegria receber esses materiais, pois, já temos em nossa grade um momento para a “hora do conto”. E estamos trabalhando na construção de uma biblioteca para a instituição, para proporcionar esses momentos de leitura e incentivo às crianças. Estamos muito felizes e agradecidos por essa oportunidade, e vamos, com certeza, fazer muito uso de todos esses recursos, estimulando a imaginação das crianças”, destaca.
A professora de educação física do Colégio Riachuelo Bianca Pinto Della Flora é uma das responsáveis pela organização da gincana. Segundo ela, o objetivo da doação sempre foi pensar no social. Neste ano, porém, o tema foi escolhido como forma de promover a leitura entre os estudantes também.
Dessa forma, o Colégio entrou em contato com a Smed para verificar a disponibilidade da Rede Municipal em receber as doações. A gincana durou um mês, e as três turmas que mais arrecadaram exemplares ganharam uma noite especial na escola.