Os pavilhões passam por melhorias nas paredes das salas e dos banheiros; lanternim já está com as primeiras brasilites instaladas
Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
A obra revitalização da Gare da Viação Férrea de Santa Maria completou um mês nesta quarta-feira (20). Passados os primeiros 30, dos 180 dias, previstos para a obra, os trabalhos avançam pelos quatro pavilhões, estação de passageiros e lanternim.
“Neste um mês de obras conseguimos ver diferenças significativas na Gare, principalmente ao que se refere ao lanternim. O ritmo da obra está bom, a empresa licitante e nossos fiscais estão em contato diariamente para garantir que tudo transcorra da melhor forma. Essa é um entrega muito esperada em Santa Maria e o resultado vai agradar a comunidade que quer a Gare renovada”, avalia o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Gare: Presidente do Coletivo Memória Ativa divulga nota pública
Andamento da obra
Nas últimas semanas, as equipes se dedicaram a melhorias no interior do pavilhão 1, onde os banheiros tiveram as paredes rebocadas e os azulejos colocados, além de um novo contrapiso.
Ainda no piso, foi instalada a tubulação hidráulica. As demais salas tiveram as paredes impermeabilizadas através de um barrado. As paredes também tiveram canaletas abertas para a passagem de tubulações hidráulicas, mangueiras elétricas e caixas de passagens.
No pavilhão 2, os materiais de um ateliê foram recolhidos para que os serviços avançassem pelo local, enquanto que, no pavilhão 3, o parquet passou por uma limpeza.
Chegando ao pavilhão 4, houve a fixação de cantoneira no nível do piso para uma rampa de acessibilidade e formas para a execução do piso polido foram colocadas.
A tubulação de esgoto foi instalada e a caixa de passagem de esgoto foi rebocada. Ao longo dos próximos dias, tesouras metálicas serão instaladas nos pavilhões.
Na área coberta pelo lanternim, foram colocadas microestacas para reforço do novo piso na região. Também estão sendo colocados novos caibros de madeira no lanternim e telhas brasilites. Já as estruturas metálicas estão sendo pintadas.
Quem deve gerir a Gare de Santa Maria? Coletivos lançam manifesto
Melhorias previstas
A revitalização ainda envolve a reposição de pisos e forros, novas portas e janelas, novas instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, bem como rampas de acesso para pessoas com deficiência.
Na intervenção, também consta a pintura interna e externa em toda a estrutura, incluindo esquadrias e estruturas metálicas da área chamada de lanternim. Nas áreas externas, no conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.
A obra está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório. O custo total da obra é de R$ 5,54 milhões.