Paralelo 29

PODCAST – Mestre Marne faz previsões para 2024: “Vai ser o ano da paixão, mas é preciso ter cautela

Arte/Estação 29

Veterano umbandista que morou anos em Santa Maria participou do Podcast Estação 29 com previsões para o próximo ano

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Aos 83 anos de idade, 70 deles dedicado à Umbanda e aos cultos afro-brasileiros, Marne Franco Rosa, radicado em Balneário Camoboriu (SC) desde os anos 90, fez história em Santa Maria.

Foi radialista, funcionário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), presidente da extinta Escola de Samba Petróleo e Carnaval e vereador (assumiu como suplente pelo antigo Partido da Frente Liberal, o PFL, que atualmente abriga sua ideologia ao União Brasil)

Todo final de ano, ele vem à cidade de origem para visitar familiares e as terreiras santa-marienses, entre elas o Reino de Santo Antônio, um dos templos mais antigos de Santa Maria que fica em frente ao hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro.

O Paralelo 29 convidou Marne, conhecido como Mestre Marne, para o último podcast Estação 29 de 2023. E para não fugir à regra, o Estação 29 quis saber do pai de santo as previsões para 2024.

Cuidado com acidentes aéreos

Como o ano será regido pelo orixá Bará, uma entidade cultuada na Umbanda e demais religiões de origem africana, Mestre Marne vai logo avisando:

“O Bará é o orixá da terra, puxa tudo para a terra. Os acidentes aéreos vão voltar”, diz Mestre Marne, com a convicção de quem afirma ter previsto a tragédia no voo da delegação da Chapecoense, que deixou 71 mortos em 28 de novembro de 2016.

Mas como para tudo pode haver uma solução, o veterano pai de santo recomenda que, ao embarcar para um voo, a pessoa deve pedir a proteção “a qualquer coisa divina que tu creias”. É importante, segundo ele, que o passageiro tenha consciência da possibilidade de acidente aéreo antes de fazer a pequena oração, definida por Marne como “uma magia poderosa”.

O ano regido por Bará também será um ano muito bom em termos financeiros, segundo Mestre Marne, e igualmente para as relações amorosas. No entanto, Marne faz outra advertência. “Vai ser o ano da paixão, mas cuidado: paixão é uma coisa, amor é outra coisa”.

Recordações de Santa Maria

No bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias, o umbanista também relembrou seus tempos de Santa Maria e arriscou algumas previsões para políticos como Lula e Bolsonaro.

Em Balneário Camboriú, Mestre Marne construiu um templo que é referência internacional. Atualmente, ele ocupa cargos importantes na hierarquia de entidades que representam Umbanda, Candomblé e outras religiões de matriz africana.

Conhece todos os estados do Brasil e ainda viaja muito a trabalho das instituições que representa. Por isso, Marne também é um autoridade quando o assunto é intolerância religiosa, tema que ele também aborda no podcast e alerta: “Hoje, intolerância religiosa dá prisão”.

O Estação 29 tem produção de pauta da publicitária Alexa Oliari e patrocínio de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos. Este episódio e outras entrevistas estão disponíveis nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn