ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
Feliz Ano Novo! Teremos mais uma oportunidade para recomeçarmos o caminho em busca da Felicidade. Feliz Ano Novo com esperanças renovadas. Feliz e Próspero Ano Novo, com saúde e realizações. Desistir jamais.
Geralmente, as mensagens dos familiares e amigos demonstram o otimismo e a esperança da melhoria contínua em nossas vidas. É gratificante recebermos mensagens com fé e com a esperança que o novo ano deverá ser melhor do que o ano que passou. É a vida como ela é. Sempre queremos dias melhores.
Às vezes, esquecemos que os dias melhores que poderão vir são as consequências dos nossos atos e omissões dos anos anteriores. A civilização humana aprendeu e desenvolveu uma série de experiências, conquistas e realizações que permanece desde dos tempos dos homens das cavernas.
Os seres humanos e o mundo continuam evoluindo. Os 8 bilhões de habitantes do Planeta estão convivendo com problemas e soluções nem sempre justas e harmoniosas.
Ainda temos a pobreza, a má distribuição da riqueza produzida; as guerras; as grandes disparidades mundiais, entre outras grandes problemas gerados por nós, seres humanos.
Então, chega o ano novo com problemas velhos que precisam ser enfrentados. Qual a nossa contribuição para um mundo melhor? Com certeza, fazer o bem sem olhar a quem. Ter o amor como o princípio de cada ação. Harmonia e equilíbrio em nossas relações humanas. Procurar a Paz em todos os momentos.
É óbvio que o direito de defesa é inegociável. Infelizmente, ainda existem conflitos que geram bilhões de dólares para a indústria bélica e alimentam os egos de líderes incompetentes e incapazes que optam pelo exercício do poder.
Lutar contra o terrorismo e a barbárie são constantes civilizatórias para a Paz mundial. Nos avanços tecnológicos, os mais diversos setores econômicos aprenderam e sabem que adaptações às novas tecnologias são fundamentais. O pensar global com ação local é a base de uma série de decisões.
Na Política, os novos Prefeitos e Vereadores deverão rever suas práticas executivas e legislativas. Os prováveis candidatos para 2024, precisam compreender os grandes desafios para gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida nos seus Municípios.
Como fazer a melhor Gestão dos recursos públicos? Manter ou incluir apadrinhados políticos incompetentes nos cargos públicos? Como aumentar a produtividade? São muitas perguntas desafiadoras para nossos representantes políticos.
Portanto, nossos votos determinam os sucessos ou os fracassos das gestões públicas. É óbvio que os meios de comunicação podem contribuir na busca de soluções, desmascarando os enganadores, os falsos, os hipócritas, os corruptos, entre outras pessoas que podem receber adjetivos qualificativos depreciativos que nós encontramos em nossas vidas pessoais e profissionais.
Mas, sejamos otimistas. Sempre. Nós que somos cidadãos úteis à comunidade, respeitamos e queremos ser respeitados durante o exercício da cidadania.
Lutamos contra os desmandos identificados nas variáveis incontroláveis: na Política, na Economia, na Legislação. Além disso, estamos atentos às variações climáticas e aos avanços tecnológicos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.