Depois da repercussão do episódio, instituição divulga nota oficial
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A Brigada Militar de Santa Maria divulgou nota oficial sobre a morte do motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos, ocorrida nessa segunda-feira (8). Na noite de domingo (7), Marcio foi alvo de uma abordagem, no Bairro Nova Santa Marta, devido a um suposto surto psicótico. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar as circunstâncias da abordagem.
Assinada pelo major Edimilso André Cavalho Pereira, que responde pelo Comando do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), a nota de esclarecimento foi divulgada depois da repercussão do caso nas redes sociais e em veículos de comunicação da cidade.
Na manifestação oficial, a Brigada Militar diz que fora chamada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para acompanhamento de um possível surto psicótico.
A nota diz que, quando os policiais militares chegaram no endereço, a vítima estava “chutando um poste de luz e danificando a fiação elétrica”.
O motoboy não teria obedecido à ordem de abordagem, razão pela qual os PMs tiveram que fazer “uso moderado da força e algemas para contenção e preservação da integridade física dos envolvidos”.
A manifestação diz, ainda, que a Brigada Militar fez um disparo de arma de choque que não surtiu efeito. Consta, ainda, uma informação de um irmão da vítima de que Marcio teria morrido após ser internado em surto devido ao uso excessivo de droga”.
Familiares e amigos de Marcio questionam a abordagem do motoboy. Há também postagens sobre um suposto caso de racismo pelo fato de Marcio ser negro.
Um protesto realizado nesta terça-feira (9) cobrou uma apuração dos fatos. Marcio morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde foi internado depois de ter passado pelo Pronto Atendimento Municipal do Bairro Patronato.
CONFIRA A NOTA DA BRIGADA MILITAR
“A Brigada Militar informa que abriu procedimento investigatório para apurar as circunstâncias do atendimento por parte de seu efetivo em Santa Maria, quanto à ocorrência que resultou no óbito de Marcio Campos Souza de 46 anos, no início da noite deste domingo (07/01/2024). O fato aconteceu na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta, por volta das 20hs.
Segundo consta nos registros, na ocasião a Brigada Militar foi solicitada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para acompanhamento no chamado de um possível caso de surto psicótico.
Ao chegar no local, os policiais visualizaram a vítima chutando um poste de luz e danificando a fiação elétrica. Os policiais deram voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo realizado o uso moderado da força e algemas para contenção e preservação da integridade física dos envolvidos, bem como foi realizado disparo de Spark (arma de choque), que não surtiu efeito.
O Sr Márcio precisou ser contido pelos policiais, durante o atendimento da ocorrência e a contenção, foi necessário o apoio de outras equipes de policiais no local.
Após ter sido imobilizado e contido pelos policiais, a vítima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Pronto Atendimento do Patronato, e durante a madrugada, foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde faleceu por volta das 7h da manhã de segunda-feira (8/01/2024).
No registro da morte realizado pelo irmão da vítima na Polícia Civil, a informação é que Márcio teria morrido após ser internado em surto, devido ao uso excessivo de droga, fato que depende de confirmação através de laudo médico pericial.
A Brigada Militar se solidariza à família enlutada, e reforça que seu efetivo é constantemente treinado para uso correto das técnicas de atuação policial e obediência aos preceitos éticos de seus servidores. Nesse sentido, o 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) está tomando as providências cabíveis, a fim de apurar os fatos em questão.
Quartel em Santa Maria, RS, 09 de Janeiro de 2024.
Edimilso André Carvalho Pereira – Major QOEM
Respondendo pelo Comando do 1º RPMon
Inquérito na Polícia Civil
A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) também instaurou um inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte de Marcio. A suspeita de uma overdose por uso de drogas é confirmado por fontes da DPHPP.
No entanto, somente após o laudo de necropsia é que se poderá saber o que causou a morte do motoboy. A partir daí, se saberá o destino da investigação policial.
Em dezembro, BM atendeu um caso de surto no Centro
Na tarde 14 de dezembro passado, o Paralelo 29 registrou uma ocorrência tipificada como surto por possível uso de drogas. Esse caso ocorreu em uma filial da Farmácia São João, na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua dos Andradas.
Conforme populares e funcionários do estabelecimento comercial, um homem entrou na loja em estado de surto e teve que ser contido. Uma funcionária contou que o homem “tinha tanta força” que seis pessoas não conseguiam dominá-lo.
A Brigada Militar foi chamada e confirmou ao Paralelo 29 que a ocorrência estava relacionada a um possível surto (sem menção ao que poderia ter ocasionado essa reação). O Samu conseguiu conter o homem e encaminhá-lo a uma unidade de saúde.
Esse episódio, porém, não resultou em nenhum registro policial, uma vez que a pessoa que estaria surtada foi atendida e encaminhada. Também não houve danos ao patrimônio nem a pessoas.