Paralelo 29

MEC divulga os resultados do Enem; RS teve seis redações com nota máxima

Foto: Raffa Neddermeyer, Agência Brasil

Notas também servem como forma de ingresso na UFSM

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

As notas do Enem são utilizadas para ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem, ainda, o vestibular e o Processo Seriado, entre outras possibilidades de acesso ao ensino superior.

No caso da UFSM, o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que antes era utilizado para preencher 100% das vagas, agora, com o retorno do vestibular e a adoção de outras formas de ingresso, passa a preencher 70% nos três primeiros anos de implementação, passando para 30% no final do processo.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.  

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

RS tem seis redações com nota máxima

Na colocação entre os Estados, o Rio Grande do Sul teve seis redações com nota 1.000, sendo que 60 atingiram a nota máxima do Enem. Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000, ambos com 7, uma a mais que o Rio Grande do Sul.

O tema de 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. O diretor de Avaliação de Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda, destaca que o tema da relação aborda um assunto interessante e isso permitiu que as pessoas discutissem o tema com maior fluidez, “o que pode justificar o aumento da nota 1.000”.

“Para quem realizou a prova como ´treineiro´, ou seja, para quem não concluiu o ensino médio, as notas serão liberadas em março”.

(Com informações de Paula Laboissièri – repórter da Agência Brasil – Brasília e do portal do MEC)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn