Dados são das 18h desta quinta-feira, conforme a concessionária
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*
Doze mil clientes da RGE continuam às escuras em Santa Maria e municípios da Região Central por conta do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na terça-feira (16).
A empresa informou ao Paralelo 29 nesta quinta-feira (18), por meio de sua assessoria de imprensa, que continua mobilizada para normalizar o serviço no “menor prazo possível!.
De acordo com a RGE, o temporal afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, raios e ventos acima de 100km/h, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pela forte ventania.
No pico do temporal, na madrugada de terça para quarta-feira (17), 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica. No Centro de Santa Maria, na manhã de quarta, várias lojas e outros estabelecimentos comerciais fecharam as portas ou trabalharam no escuro. O Shopping Santa Maria, no Calçadão, era um dos poucos locais com energia elétrica.
“Com o trabalho das equipes da RGE, já foi possível normalizar o fornecimento para 492 mil clientes (69%). A empresa segue totalmente mobilizada e trabalha para restabelecer o fornecimento aos 222 mil clientes (dados desta quarta, às 18h) sem energia no menor prazo possível”, diz a assessoria da empresa.
Conforme a concessionária, a Região Central é a quarta mais afetada em um universo de seis regiões atendidas pela RGE.
REGIÕES MAIS AFETADAS
- Metropolitana: 151 mil clientes
- Vale do Taquari: 20 mil clientes
- Vale do Rio Pardo: 20 mil clientes
- Central: 12 mil clientes
- Vale dos Sinos: 6 mil clientes
Galhos na rua: perigo!
A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou de galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM A RGE
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
- SMS: envie mensagem com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900
Prefeitura disponibiliza número para retirada de galhos
Já a Prefeitura de Santa Maria informa que continua com o serviço de retirada de galhos de árvores em diversas ruas e avenidas de Santa Maria.
O mutirão é formado por equipes das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente.
Somente na quarta-feira, a equipe de trabalho contabilizou a retirada de 37 cargas de galhos na Avenida Medianeira. Nas demais vias foram recolhidas 24 cargas de galharia.
O serviço terá sequência nos próximos dias até que sejam atendidos todos os pontos com registros de ocorrência de queda de árvores e de galhos em virtude das fortes rajadas de vento de mais de 80 km/h registradas no Município, na noite de terça-feira.
Pedidos para execução de serviços de infraestrutura na cidade sob a responsabilidade da Prefeitura podem ser protocolados por meio do telefone (55) 3174-1566. O canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min.
(*Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)