Governo do Estado confirmou o repasse de R$ 152,7 mil para a Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria anunciou nesta sexta-feira (19) que irá investir R$ 190,9 mil na edição da Feira do Livro deste ano. A maior parte, R$ 152,7 mil, virá do governo do Estado, que confirmou o repasse de recursos para a programação do evento cultural, que neste ano, será em maio.
Conforme a Secretaria de Cultura,a 51ª Feira do Livro foi aprovada na Chamada Pública de Coinvestimento do Estado, o que garante o repasse dos recursos para a programação cultural do evento.
Já a Prefeitura investirá R$ 38,1 mil para a elaboração da programação do cultural da edição de número 51 da feira literária. Contudo, diz a Prefeitura, ainda serão contabilizados nesta cifra investimentos a Lei de Incentivo à Cultura (LIC-SM).
“A Feira é um festival multicultural que identifica Santa Maria, um evento que carrega uma importância e uma abrangência que extrapola o que se pensa de uma feira de livros tradicional. Foi neste sentido que vimos nesta Chamada a possibilidade de buscarmos recursos para o evento, que cresce a cada ano. Um recurso que vem somar no investimento que já se faz na Feira e que este ano será ainda mais especial, com uma Praça nova”, celebra a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria está prevista para ocorrer durante 16 dias, no mês de maio. O evento é organizado por uma Comissão coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Integram ainda a comissão a Secretaria Municipal de Educação (Smed); a Câmara do Livro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Editora UFSM; a Universidade Franciscana (UFN); a 8ª Coordenadoria de Educação (CRE); o Instituto Federal Farroupilha (IFFar); e a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma).
É por esta comissão que são definidas todas as diretrizes de planejamento para a execução da Feira do Livro, abrangendo toda a programação cultural, atividades educacionais, escritores homenageados, lançamentos de livros, bem como conversas com escritores, infraestrutura, mapeamento e definição dos espaços para as bancas dos livreiros, divulgação e organização de toda logística do evento.
(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)