Paralelo 29

ABDON: Feiras de Turismo no mundo, experiências inesquecíveis

Foto: Divulgação


ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Fitur – Feira Internacional de Turismo, realizada em Madrid Espanha, entre 24 a 28 de janeiro de 2024, completou 44 anos, sendo a primeira feira do mercado turístico mundial e líder no mercado ibero-americano.

Os números apresentados demonstram a retomada do Turismo pós pandemia, refletindo seu crescimento global  e confirmando  a importância civilizatória e econômica do fenômeno turístico.

Existem outras importantes Feiras de Turismo na Europa, Américas e Ásia. Entretanto, o destaque é a  Fitur Madrid 2024 com os seguintes números de participantes: 9.000 empresas, 152 países, 806 expositores regulares distribuídos ao longo de 9 pavilhões do IFEMA – Instituto  Ferial de Madrid com suas ofertas de Destinos, equipamentos e serviços turísticos.

Na abertura, estiveram presentes o Rei da Espanha e altas autoridades espanholas, assim como autoridades representativas dos países participantes.

Na Espanha e em outros países que valorizam e investem no desenvolvimento e promoção do Turismo, observa-se a continuidade das Políticas Públicas e segurança jurídica  para os investidores privados.

Em 2023,segundo números oficiais apresentados, a Espanha recebeu o maior número de visitantes da história: 84 milhões de turistas, bem como recorde de receitas, de 108 bilhões de euros, e um incremento de gasto turístico de mais de 17%.

Também foi registrado o recorde de empregos no setor turístico, com mais de 2,5 milhões, o maior número de empregos da história, e de mais qualidade.

Em 2024, durante 5 dias, a Fitur acolheu os profissionais de Turismo de todo o mundo e os interessados em conhecerem  as últimas tendências do setor.

No final de semana, com a abertura ao público em geral,  milhares de europeus foram conhecer os  destinos turísticos ofertados.

O Brasil esteve presente com estande no Pavilhão das Américas. Foi lançado o Metaverso de Turismo do Brasil e   a proposta da Promoção internacional conjunta dos países da  América do Sul.

Outro destaque, foi a apresentação para operadores e imprensa especializada do Caminho dos Jesuítas, reunindo rotas e roteiros integrados na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Uma nova fase para a internacionalização do Turismo do Rio Grande do Sul, com a Rota Missões e as ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio da Humanidade.

Convém salientar que os registrados no evento participaram das habituais secções especializadas com dezenas de palestras e trocas profissionais,  nos seguintes temas (participei de algumas palestras que envolviam o City Marketing): Fitur Techy; Fitur Know How & Export; Fitur LGBT+; Fitur Talent; Fitur Língua; Fitur Woman; Fitur Screen: Fitur MICE; Fitur Cruises e Fitur Sports permitindo atualizações profissionais. Houve recorde histórico com mais de 222 000 assistentes (quase o dobro de 2022); 136 profissionais palestrantes do setor ( 68%) e 86 000 visitantes estimados após encerramento das duas jornadas abertas ao público.

No Brasil, o evento que mais se aproxima da Fitur Madrid é o Festuris Gramado que completa 35 anos em 2024. Outros eventos turísticos que são realizados em nosso país  nem sempre são compreendidas e valorizadas. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!