Paralelo 29

ABDON: Feiras de Turismo no mundo, experiências inesquecíveis

Foto: Divulgação


ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Fitur – Feira Internacional de Turismo, realizada em Madrid Espanha, entre 24 a 28 de janeiro de 2024, completou 44 anos, sendo a primeira feira do mercado turístico mundial e líder no mercado ibero-americano.

Os números apresentados demonstram a retomada do Turismo pós pandemia, refletindo seu crescimento global  e confirmando  a importância civilizatória e econômica do fenômeno turístico.

Existem outras importantes Feiras de Turismo na Europa, Américas e Ásia. Entretanto, o destaque é a  Fitur Madrid 2024 com os seguintes números de participantes: 9.000 empresas, 152 países, 806 expositores regulares distribuídos ao longo de 9 pavilhões do IFEMA – Instituto  Ferial de Madrid com suas ofertas de Destinos, equipamentos e serviços turísticos.

Na abertura, estiveram presentes o Rei da Espanha e altas autoridades espanholas, assim como autoridades representativas dos países participantes.

Na Espanha e em outros países que valorizam e investem no desenvolvimento e promoção do Turismo, observa-se a continuidade das Políticas Públicas e segurança jurídica  para os investidores privados.

Em 2023,segundo números oficiais apresentados, a Espanha recebeu o maior número de visitantes da história: 84 milhões de turistas, bem como recorde de receitas, de 108 bilhões de euros, e um incremento de gasto turístico de mais de 17%.

Também foi registrado o recorde de empregos no setor turístico, com mais de 2,5 milhões, o maior número de empregos da história, e de mais qualidade.

Em 2024, durante 5 dias, a Fitur acolheu os profissionais de Turismo de todo o mundo e os interessados em conhecerem  as últimas tendências do setor.

No final de semana, com a abertura ao público em geral,  milhares de europeus foram conhecer os  destinos turísticos ofertados.

O Brasil esteve presente com estande no Pavilhão das Américas. Foi lançado o Metaverso de Turismo do Brasil e   a proposta da Promoção internacional conjunta dos países da  América do Sul.

Outro destaque, foi a apresentação para operadores e imprensa especializada do Caminho dos Jesuítas, reunindo rotas e roteiros integrados na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Uma nova fase para a internacionalização do Turismo do Rio Grande do Sul, com a Rota Missões e as ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio da Humanidade.

Convém salientar que os registrados no evento participaram das habituais secções especializadas com dezenas de palestras e trocas profissionais,  nos seguintes temas (participei de algumas palestras que envolviam o City Marketing): Fitur Techy; Fitur Know How & Export; Fitur LGBT+; Fitur Talent; Fitur Língua; Fitur Woman; Fitur Screen: Fitur MICE; Fitur Cruises e Fitur Sports permitindo atualizações profissionais. Houve recorde histórico com mais de 222 000 assistentes (quase o dobro de 2022); 136 profissionais palestrantes do setor ( 68%) e 86 000 visitantes estimados após encerramento das duas jornadas abertas ao público.

No Brasil, o evento que mais se aproxima da Fitur Madrid é o Festuris Gramado que completa 35 anos em 2024. Outros eventos turísticos que são realizados em nosso país  nem sempre são compreendidas e valorizadas. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn