CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Exatamente 39 anos depois da gravação da incrível música que emocionou toda uma geração, a Netflix lançou um documentário sensacional que esta há dias no primeiro lugar dos mais vistos pelo streaming.
A NOITE QUE MUDOU O POP (2024) nos traz detalhes de como foi composta, a infraestrutura montada e as estrelas que participaram da gravação de WE ARE THE WORLD (1985), a música que abriu as portas para o trabalho institucional de estrelas musicais nos Estados Unidos criando o USA FOR AFRICA e arrecadando milhões para ajudar a resolver os problemas da fome e miséria na África.
É fato que tudo começou no Reino Unido quando o músico irlandês, Bob Geldof criou o LIVE AID em 1985, um concerto que foi criado para minimizar a fome na Etiópia e que você pode conferir no filme BOHEMIAN RHAPSODY o sucesso que reuniu estrelas internacionais, bem como acompanhar tudo pelo youtube. Foi inesquecível.
O fato é que, para quem vivenciou tudo isso, é lindo trazer a lembrança, as canções, os artistas que faziam e ainda fazem sucessos com hits eternos.
Fazer parte desta geração é grandioso, nos faz sentir especiais e parte da história, tão diferente do lixo que temos que ver e ouvir a juventude achar importante hoje, mas vamos lá.
WE ARE THE WORLD foi incrível, cumpriu com a missão e, com certezam não foi fácil reunir tantas ESTRELAS, literalmente, e DIVAS num lugar, em uma madrugada, por um motivo que elas só sabiam um pouco e não imaginavam o que representaria no futuro.
Um grupo muito talentoso, diga-se de passagem. O melhor de tudo é ficar mais fã ainda com alguns que mostram paciência, humildade e que você acaba virando mais fã, como é o caso de Kenny Rogers, Bob Dylan, Quincy Jones, Michael Jackson, Lionel Ritchie.
E principalmente Bruce Springsteen, que mantém sua característica de verdadeiro cantor e que arrasou na gravação, justificando seu grande sucesso até hoje!! Palmas pra ele, é claro, da grandeza do líder que idealizou tudo, o ator, ativista, pacifista e cantor Harry Belafonte!!!
Outros, como Madonna e Prince, continuam sendo os idiotas que sempre foram na minha opinião!! É imperdivel e, com certeza quem participou daquela época já conferiu o documentário.
Alguns depoimentos são ricos em detalhes, e a saudade de muitos ficam nas lembranças. Outros como a tal Sheila-E, desnecessário! Não pensou no todo e sim nela.
A música continua uma lembrança linda e, a partir dela, muitos egocêntricos começaram a ajudar um pouco mais os necessitados, claro!!
Não justificando que a África se encontra do jeito que estava ou está em função dos contínuos roubos capitalistas. E mais ainda, ao invés de carrões, mansões e de gastar dinheiro em bobagens, doar para um bem comum, é uma obrigação. A NOITE QUE MUDOU O POP está na Netflix e é a grande dica da semana!!!