Empresário da construção civil também é compositor conhecido nos festivais nativistas
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Além de ser conhecido como empresário da construção civil, o santa-mariense Evandro Zamberlan também conquistou o reconhecimento público em outra área: a música. Em particular, o nativismo.
A trajetória de Evandro pelos festivais, conforme contou no podcast Estação 29 do Paralelo 29, começou ainda na infância, quando ele venceu o Sinuelo da Canção, festival nativista de São Sepé, onde defendeu uma composição de José Alves Camargo, o Camarguinho, um itaquiense que adotou Santa Maria.
Paralelamente à atividade como empresário da construção civil e do agronegócio, Evandro Zamberlan compõe músicas, algumas em parceria, outras sozinho (letra e música).
Apaixonado pela música nativista, acredita ter vencido uns 10 festivais, sem contar outras premiações secundárias nesses eventos. Evandro não se limita ao nativismo. Outra revelação é que ele é autor de vários jingles para campanhas políticas em Santa Maria e em outras cidades.
Sobre os festivais nativistas, Evandro afirma que ainda há um público fiel, embora reconheça que o nativismo já foi mais cultuado no passado.
Em relação à Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, um dos festivais pioneiros, o músico acredita que algumas questões prejudicaram o festival ao longo dos anos: constantes mudanças de local, a interrupção das edições e o distanciamento da proposta original.
“A últimas edições perderam um pouco o foco do nativismo, a Tertúlia está meio desvirtuada, está perdendo o rumo. É preciso puxar a rédea”, diz o músico, citando como exemplo de sucesso a Coxilha Nativista de Cruz Alta.
No podcast, Evandro Zamberlan também fala da construção civil. O Estação 19 é patrocinado por Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos e tem como entrevistadores José Mauro Batista e Rodrigo Dias. O espisódio está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.