Confira um raio-x atualizado dos 12 homicídios de 2024 em Santa Maria
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A onda de violência em Santa Maria resultou na execução de Herick Moreira Rodrigues, de 22 anos, na madrugada desta quinta-feira (15), no Bairro Noal, região Centro-Oeste. Este é o quarto assassinato na cidade em menos de 12 horas. A cidade já contabiliza 12 homicídios em 2024.
Segundo a Brigada Militar, Herick estava ferido, em sua casa, na Rua Violeta, com vários tiros no corpo. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestaram a morte dele.
Agentes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPHPP) e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) foram até o local do crime. Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local. A Funerária AM Brum Angelus removeu o corpo da vítima.
Em um dos homicídios, vítima tinha sete perfurações
A Brigada Militar informou que o corpo de Victor Mateus Ribeiro da Trindade, de 30 anos, assassinado na tarde de quarta-feira (14), no Bairro Carolina, na zona Norte, tinha sete perfurações de pistola 9mm.
Esse crime ocorreu por volta das 13h, na Rua Raimundo Corrêa. Quando a Brigada Militar chegou no endereço, Victor Mateus estava caído atrás de um contêiner. Antes da perícia chegar, brigadianos perceberam um ferimento por tiro nas costas da vítima.
Ainda falta o laudo oficial do IGP para apontar se há mais perfurações no corpo de Victor Mateus, já que a primeira informação foi feita com base em uma averiguação preliminar do órgão.
A perícia do IGP recolheu no local um invólucro lacrado contendo oito estojos de pistola calibre 9mm e um projétil do mesmo calibre. Todo o material irá para perícia.
A ocorrência no Bairro Carolina mobilizou inclusive o Corpo de Bombeiros. Isso porque populares teriam informado que haveria outra pessoa morta nas proximidades, sendo que o corpo dessa suposta segunda vítima estaria em um pequeno córrego no final da Raimundo Corrêa. No entanto, bombeiros não encontraram nenhum corpo no local indicado.
Assassinato no Bonfim: autor preso
A Delegacia de Homicídios também já começou a investigação dos assassinatos de Bruno Barros Cruz, de 22 anos, e de Elisandra Leão da Silva, de 42 anos, ambos ocorridos na quarta-feira.
Bruno foi assassinado a facadas (uma delas teria atingido o pescoço da vítima) no início da tarde de quarta, na Rua Duque de Caxias, entre Andradas e Silva Jardim, nas proximidades da Universidade Franciscana (UFN), no Bairro Bonfim, limite com os bairros Rosário e Centro.
A Brigada Militar realizava patrulhamento na Rua dos Andradas quando, por volta das 14h30in, foi informada por um pedestre sobre uma briga em quem homem esfaqueou outro.
O autor do homicídio, de 29 anos, jogou a faca em um contêiner e fugiu e direção à Rua Conde de Porto Alegre, já no Bairro Rosário, onde foi detido por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e, posteriormente, preso pela Brigada Militar.
De acordo com a ocorrência, o homem carregava uma mochila com roupas sujas de sangue. Ao ser questionado, assumiu a autoria das facadas e confessou que o crime foi motivado por uma cobrança de dívidas envolvendo drogas.
Mulher assassinada no Beco da Tela
No terceiro homicídio de quarta-feira, ocorrido à noite, a vítima foi uma mulher. Elisandra Leão da Silva foi assassinada a tiros no local conhecido como Beco da Tela, na Vila Schirmer, Bairro Presidente João Goulart, região Nordeste de Santa Maria.
O crime ocorreu na Rua Abrahão Berleze. Ainda não foram divulgados detalhes do crime como suspeitos e a motivação.
REPORTAGEM ESPECIAL
Na noite de quarta-feira, o Paralelo 29 publicou reportagem com um raio-x dos homicídios de 2024 em Santa Maria. Confira alguns dados já atualizados com informações do crime desta quinta-feira.
OS HOMICÍDIOS DE 2024
JANEIRO
- JEAN MARCELO VIEIRA DE MELLO, 32 anos, morto a facadas na manhã de 6 de janeiro, no Bairro Nova Santa Marta, zona Oeste
- DERLI BUENO, 36 anos, morto a facadas e a pedrada, na noite de 13 de janeiro, no Bairro Pinheiro Machado, zona Oeste
- EMERSON MACHADO, 32 anos, foi assassinado a tiros, na madrugada de 19 de janeiro, no Bairro Juscelino Kubitschek, zona Oeste
- ANA JULIA MATTOS DE SOUZA, 23 anos, morta a tiros na madrugada de 21 de janeiro, no Bairro Carolina, zona Norte
- VITÓRIA MATTOS DE SOUZA, Vitória Mattos de Souza,17 anos, morta tiros na madrugada de 21 de janeiro, no Bairro Carolina, zona Norte
- BRUNO HERIVELTON SOBROSA, 23 anos, morto a tiros na noite de 22 de janeiro, no Bairro Camobi, zona Leste
- BRUNO ESCOBAR FAGUNDES, 23 anos, morto a tiros na noite de 30 de janeiro, no Bairro Parque Pinheiro Machado, zona Oeste
FEVEREIRO
- RYAN DO NASCIMENTO OLIVEIRA, 20 anos, morto a tiros na tarde de 4 de fevereiro, no Bairro Nova Santa Marta, zona Oeste
- BRUNO BARROS CRUZ, 22 anos, morto a facadas, na tarde de 14 de fevereiro, no Bairro Bonfim, região Centro Urbano
- VICTOR MATEUS RIBEIRO TRINDADE, 30 anos, morto a tiros, na tarde de 14 de fevereiro, no Bairro Carolina, zona Norte
- ELISANDRA LEÃO DA SILVA, 42 anos, morta a tiros na noite de 14 de fevereiro, no Bairro Presidente João Goulart, região Nordeste
- HERICK MOREIRA RODRIGUES, morto a tiros na madrugada de 15 de fevereiro, no Bairro Noal, região Centro-Oeste
BAIRROS ONDE OCORRERAM OS HOMICÍDIOS EM 2024
- CAROLINA: 3
- NOVA SANTA MARTA: 2
- PINHEIRO MACHADO: 2
- JUSCELINO KUBITSCHEK: 1
- CAMOBI: 1
- BONFIM: 1
- PRESIDENTE JOÃO GOULART: 1
- NOAL: 1
REGIÕES ONDE OCORRERAM OS HOMICÍDIOS EM 2024
- OESTE: 5
- NORTE: 3
- LESTE: 1
- CENTRO URBANO: 1
- NORDESTE: 1
- CENTRO-OESTE: 1
ARMAS USADAS NOS HOMÍCIOS EM 2024
- ARMA DE FOGO: 9
- ARMA BRANCA (FACA): 3
- OUTROS (PEDRA): 1 – No segundo homicídio do ano, que vitimou Derli Bueno, foram usados faca e pedra
IDADE DAS VÍTIMAS
- 20 A 23 ANOS: 6
- 30 A 36 ANOS: 4
- ADOLESCENTE: 1 (17 anos)
- ACIMA DE 40: 1 (42 anos)
SEXO DAS VÍTIMAS
- HOMENS: 9
- MULHERES: 3
CASOS NÃO ENQUADRADOS COMO HOMICÍDIOS
Morte de motoboy após abordagem policial
Há outras duas mortes ocorridas em 2024 e que estão sendo investigadas pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). No entanto, elas não constam nas estatísticas de homicídios porque ainda não tiveram as investigações concluídas.
Uma delas é a morte do motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos, ocorrida em 8 de janeiro. Ele foi alvo de uma abordagem da Brigada Militar no Bairro Nova Santa Maria devido a um suposto surto psicótico. Depois de atendido no PA do Patronato, Marcio foi encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu.
A Brigada Militar abriu Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos brigadianos, enquanto que a DPHPP abriu um inquérito civil para investigar a morte do motoboy, que teve grande repercussão nas redes sociais e protestos de amigos, colegas e familiares.
A principal linha de investigação – tanto da Brigada Militar como da Delegacia de Homicídios – apontava que Marcio pode ter morrido em consequência de uma overdose por uso de drogas. A Brigada Militar chegou a divulgar uma nota sobre a abordagem.