Paralelo 29

Tambores de quimbandeiros irão ecoar na Gare de Santa Maria na noite deste sábado

Foto: Divulgação

Evento denominado 13º Cruzeiro de Luz terá gira de exus e pombas-giras, que são entidades cultuadas por religiões de matriz africana

Os tambores africanos vão ecoar na Gare da Viação Férrea de Santa Maria, na noite deste sábado (17). Terreiros de Santa Maria, de outras cidades gaúchas e de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, são esperados 13º Cruzeiro de Luz – Encontro de Quimbandeiros de Santa Maria e Região.

O evento, que reunirá adeptos da Quimbanda, uma das religiões de matriz africana mais cultuadas no Rio Grande do Sul, está previsto para começar às 20h. Porém, segundo o pai Maicon de Oxalá, um dos organizadores, a concentração deverá começar por volta das 19h.

Gira de Exus e Pombas-Giras

Exus e pombas-giras em suas manifestações/Foto: Divulgação

Cerca de 70 terreiros já confirmaram presença no encontro, 45 deles de Santa Maria. A estimativa de público varia, podendo ir de 500 a mil pessoas, dependendo do tempo.

O evento religioso é aberto ao público. No local, haverá segurança particular contratada, agentes da Guarda Municipal para garantir a tranquilidade dos participantes, bem como banheiros químicos.

O encontro será dividido em duas partes. No início, serão homenageados líderes religiosos, terreiros, simpatizantes e autoridades. Os homenageados receberão o troféu Lua Guardiões da Noite

A segunda parte será a vez de exus e pombas-giras, entidades cultuadas nas religiões de origem africana, fazerem as suas manifestações na chamada gira, que reúne dança e canto de pontos (canções de rituais religiosos africanos) ao som de atabaques.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn