Telefone (55) 98411-5016 está disponível para a comunidade encaminhar denúncias. Em suas redes sociais, vereador denunciou brigas e bebedeiras
A Brigada Militar de Santa Maria colocou o telefone 55) 98411-5016 à disposição da população para denúncias de perturbação de sossego público.
Em suas redes sociais, o vereador Coronel Vargas (PP), que é oficial da reserva da Brigada Militar, denunciou o que chamou de “noite de bebedeira e de violência “em pleno Centro de Santa Maria” (confira, abaixo, o relato de uma moradora).
Segundo o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o objetivo é incentivar os moradores a colaborarem com informações que possam auxiliar na prevenção e na solução de ocorrências, garantido, assim, uma atuação mais efetiva da Brigada Militar.
Neste domingo (18), a partir das 19h, a Brigada Militar colocará efetivo nas ruas para “ações coordenadas” visando coibir ocorrências de perturbação de sossego público.
“Essa ações, visam a dar continuidade às inúmeras atividades realizadas pelo 1º RPMon, tendo como objetivo principal a preservação da ordem pública, com ações e orientações direcionadas, visando a intervenção adequada e eficiente no uso do emprego policial”, diz comunicado da BM.
Segundo a instituição, a operação deste domingo tem como foco a prevenção. Para isso, serão fiscalizados locais onde ocorrem concentrações de pessoas, som alto e consumo de drogas e bebidas alcoólicas. A escolha desses locais foi definida com base nas denúncias recebidas de moradores.
“A presença ostensiva e proativa dos efetivos policiais do 1º RPMon será reforçada em pontos estratégicos da cidade, visando proporcionar tranquilidade e segurança à comunidade local””, conclui a nota divulgada pelo setor de Comunicação Social do 1º Regimento.
“Tá tudo quebrado”, relata moradora
O vereador Coronel Vargas, que é brigadiano da reserva e ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais – BOE (atual 2º Batalhão de Polícia de Choque – 2º BPChq), publicou em seu Facebook o relato de uma moradora da Rua Venâncio Aires, no Centro, que testemunhou cenas de brigas.
“Estou até tremendo. Não consigo nem falar. Nunca tinha visto isso na minha vida. Deu uma briga aqui no portão do prédio. Tá tudo quebrado. Nem sei se o homem que tá ali caído tá morto ou não”, disse a moradora, conforme informação postada pelo vereador.
Há um ano, três jovem foram feridos a faca em frente a uma distribuidora
Em 29 de janeiro do ano passado, segundo noticiou a Brigada Militar, três jovens foram feridos com golpes de faca em frente a uma distribuidora de bebidas, na Rua Duque de Caixas, no Centro.
Populares informaram à Brigada Militar que ocorreu uma briga em via pública em frente à distribuidora Vini Beer. Quando os brigadianos chegaram, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estavam no local atendendo as três vítimas, que têm 20, 22 e 24 anos.
Operação na área central
A operação deste domingo terá como foco a área central da cidade. Segundo o 1º RPMon, o capitão Fernando Kraus Schubert está no comando da operação, que compreende fiscalizações e abordagens em algumas distribuidoras de bebidas da área central.
No caso da denúncia de moradores postada pelo vereador Coronel Vargas, não há informações dos locais onde ocorreram as brigas citadas pelos moradores.
Em Santa Maria, há uma lei municipal que proíbe o consumo de bebida alcoólica em locais públicos, como praças, parques, ruas e avenidas entre a meia-noite às 7h.
A lei é de autoria do vereador Delegado Getúlio (Republicanos) com relatoria de Coronel Vargas e prevê multas que variam de R$ 228,12 a R$ 9.124,80. No início deste mês, a Prefeitura realizou uma fiscalização da lei e notificou 11 pessoas por descumprimento da norma.