No podcast Estação 29, parlamentar do PDT reclama de intolerância religiosa por parte de colega da bancada do PP
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Praticante de religiões de matriz africana, a professora e vereadora Luci Duartes (PDT), conhecida como Tia da Moto, disse no podcast Estação 29 que sofre perseguição religiosa na Câmara por parte da colega Roberta Leitão (PP), católica praticante.
“Cada vez que a Luci vai para a tribuna, a vereadora Roberta Leitão pega o rosário e começa a rezar. Porque o demônio tá no púlpito”, disse Tia da Moto
Ainda no podcast, Luci respondeu a outra pergunta relacionada a uma declaração de Roberta Leitão ao Estação 29, em outubro do ano passado, quando a vereadora do PP disse que homossexualismo é pecado. Luci, de 65 anos, vive uma relação homoafetiva com a também professora Vera Lúcia Souza, 71, e é uma das porta-vozes do movimento LGBTQIPNA+ na Câmara de Vereadores.
PODCAST: “Fui ameaçada de morte por questão política”, diz vereadora Tia da Moto
“Pecado é não respeitar a vontade do outro”, diz Luci sobre homossexualismo
“Eu acho que pecado é tu não ter amor ao próximo. Eu acho que pecado é tu usar o teu pseudo poder para prejudicar o próximo. Eu acho que pecado é tu não respeitar a vontade do outro. Porque Deus, quando criou o mundo, deixou bem claro em uma frase, e eu não sou católica: ‘Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei'”, disse Luci.
No podcast, a vereadora do PDT falou sobre sua orientação sexual e revelou que chegou a ser noiva em um relacionamento heterossexual. Ela também contou como conheceu a atual companheira.
Tia da Moto disse que sempre foi “assumida” que todos sabiam da sua relação homoafetiva com a orientadora educacional Vera Lúcia, de quem também é comadre.
Vereadora enfrentou câncer de mama
Além do combate à questão da evasão escolar, que gerou o apelido Tia da Moto, a vereadora ainda comentou sobre o câncer de mama que enfrentou há alguns anos. Na época, Luci postou nas redes sociais a foto da cirurgia com a intervenção nas mamas.
A vereadora segue realizando as postagens em épocas específicas, como no mês de outubro, quando acontece a campanha nacional Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção à doença.
O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórias e serviços automotivos.
As entrevistas são feitas por José Mauro Batista e Rodrigo Dias, com produção de pauta da publicitária Alexa Oliari. O episódio está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.