Paralelo 29

Vereadora propõe lei para inclusão de alimentação vegana em eventos municipais

Foto: Agência Brasil, EBC

Helen Cabral participou de Encontro de Veganos em Santa Maria no final de semana

A vereadora Helen Cabral (PT) apresentou no domingo (19) um projeto de lei visando a inclusão e o respeito à diversidade alimentar na comunidade de Santa Maria.

O projeto propõe a inclusão de opções de alimentação vegana em todos os eventos gastronômicos realizados pelo poder público municipal ou que recebam financiamento dos recursos públicos municipais.

A iniciativa da vereadora busca promover a inclusão e o respeito aos hábitos alimentares da comunidade vegana, reconhecendo sua importância e diversidade na sociedade, diz material divulgado pelo gabinete.

“Ao garantir a disponibilização de opções veganas em eventos gastronômicos públicos, o projeto de lei visa assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a opções alimentares que atendam às suas necessidades e preferências”, afirma a vereadora.

O QUE É VEGANISMO

  • É uma prática alimentar e um estilo de vida defendidos por pessoas que não se alimentam de produtos oriundos de animais, segundo definição da Associação Brasileira de Veganismo (ABV).

O QUE PREGAM OS VEGANOS

Na prática, o estilo de vida vegano dispensa todos os produtos derivados de animais:

  • Não comer carnes de todas as cores e tipos, ou alimentos de origem animal ou que contenham qualquer resíduo: leites, queijos, manteiga, salsichas, ovos, albumina, mel, banha, corante cochonilha, gelatina, etc
  • Não vestir roupas ou sapatos feitos de partes dos corpos de animais: couro, seda, lã, etc
  • Evitar o consumo de cosméticos e medicamentos testados em animais ou que contenham componentes animais na formulação: sabonetes feitos de glicerina animal, maquiagem contendo cera de abelha, xampu com tutano de boi, etc
  • Não apoiar diversões contendo exploração animal, como rodeio, circo com animais, rinhas, etc
  • Profissionalmente, não trabalhar com exploração animal (vivo ou morto), como venda de animais em pet shop, lojas de aquário ou gaiolas para passarinhos, venda de qualquer produto que contenha derivado animal (p.ex. bolsas e sapatos de couro), restaurante que utilize animais ou seus resíduos corporais como comida, dentre outras atividades
Helen (4ª, da esquerda para a direita) participou de encontro de veganos/Foto: Divulgação

Proposta seguirá para análise de comissões temáticas

A proposta agora seguirá para análise e deliberação das instâncias competentes da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O projeto foi apresentado em um encontro da comunidade vegana.

“É fundamental promover a inclusão e o respeito à diversidade alimentar em nossa cidade. Com este projeto de lei, buscamos garantir que a comunidade vegana de Santa Maria tenha sua presença reconhecida e suas necessidades atendidas nos eventos gastronômicos financiados com recursos públicos municipais”, justificou a vereadora.

Encontro inédito e causa animal

Realizado no restaurante MammaVeg, no Centro de Santa Maria, o encontro de veganos foi considerado uma iniciativa inédita na cidade por ser o primeiro encontro oficial dessa comunidade. Também participaram representantes da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB/SM.

Além da causa vegana, que inclui um estilo de vida e de alimentação, os participantes também discutiram pautas relacionadas à causa animal. Helen pretende apresentar projetos de lei também com essa temática na Câmara de Vereadores.

(Com informações da assessoria parlamentar)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn