Paralelo 29

Santa Maria terá um novo prefeito por quase uma semana

Foto: Luísa Monteiro, AICVSM

Manoel Badke, Maneco, presidente da Câmara de Vereadores, ficará no cargo até a próxima segunda-feira

Santa Maria tem um novo prefeito pelos próximos seis. O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke (União Brasil), Maneco, tomou posse interinamente nesta quarta-feira (21).

Ele ficará no cargo até a próxima segunda-feira (26), substituindo o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), e o vice, Rodrigo Decimo (União Brasil), que estão em São Paulo.

A posse interina de Maneco no Executivo Municipal ocorreu em solenidade no final da tarde desta quarta-feira (21), no Centro Administrativo.

Prefeito e vice estão em São Paulo

Maneco assumiu porque Pozzobom e Decimo estão na capital paulista. Inicialmente, ambos iriam acompanhar o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que estava marcado para esta sexta-feira (23), na Bolsa de Valores.

Como o leilão foi suspenso por falta de empresas interessadas, prefeito e vice permaneceram em São Paulo para outras agendas institucionais. Na ausência de prefeito e vice, o cargo é assumido pelo presidente do Poder Legislativo Municipal, conforme a Lei Orgânica do Município.

Esta é a primeira vez que Maneco Badke tem a chance de estar à frente da prefeitura. Médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ainda em 1983, Manoel Badke foi professor da instituição federal de Ensino Superior por mais de três décadas.

Já na Câmara de Vereadores, ao longo de seis mandatos, Badke se notabilizou por defender questões ambientais e dos animais (mais especificamente para evitar maus-tratos e abandono). Em 2018, chegou a concorrer a deputado federal pelo Democratas (DEM), quando, à época, fez 7,2 mil votos. 

“Teremos muito trabalho nos próximos dias”

Badke e Decimo na solenidade de transmissão do cargo/ Foto: Natália Müller Poll, AICVSM

Na presença de amigos, familiares e autoridades públicas e de nomes dos mais variados segmentos da sociedade, Manoel Badke destacou o papel da família na sua trajetória pessoal e profissional. Agradeceu ainda a oportunidade dada a ele, para comandar a Prefeitura, ao prefeito Pozzobom e ao vice Decimo.

“Estou assumindo obviamente por uma questão de legislação. Mas, sem dúvida alguma, também (assumo) por haver confiança em meu trabalho. Nesses próximos dias, teremos muito trabalho e encaminhamentos que certamente deixaremos ao prefeito e ao vice para que tenham continuidade”, pontuou Badke.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que repassou o cargo a Badke, destacou o papel republicano e democrático do parlamentar ao longo de mais de 20 anos de vida pública.

“O Maneco é um amigo e uma pessoa que, independentemente da sigla, tem trato e sabe conduzir tudo da melhor forma possível. Me alegro e muito em estar, aqui, hoje passando o cargo (de prefeito) a ele”, disse o vice-prefeito. 

Já a presidência da Câmara de Vereadores, neste período, ficará ao encargo do parlamentar Pablo Pacheco (PP), que é o primeiro vice-presidente do Legislativo.

Vereador com seis mandatos consecutivos

O primeiro mandato de Badke veio, ainda no pleito de 2000, quando, à época, foi eleito pelo PFL (antecessor do DEM). Vieram, depois, mais cinco mandatos. Atualmente, ele é filiado ao União Brasil.

Com 68 anos, Maneco, como é conhecido, é casado com a servidora pública Renata Quinto Pauletto Badke. Maneco, como é conhecido, ainda é pai de Cristiane, Guilherme, Marcio, e Manoela.

Nascido no distrito de Pains, zona rural de Santa Maria, Maneco, como é conhecido, morava com os pais em uma área rural próximo de onde, anos depois, foi construído o Hospital Veterinário da UFSM.

Por isso, ele fala com orgulho ter “nascido dentro do campus da UFSM”. Isso porque parte das terras do avô paterno dele, Joaquim Farias Badke, acabou sendo desapropriada para a instalação do campus da universidade.

(Com informações de Marcelo Martins, da Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn