Até agora o Supremo já condenou 71 investigados, entre eles um comerciante de Santa Maria, que pegou 16 anos de prisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (23) o julgamento de mais 15 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Os réus que estão em julgamento são acusados de participar do financiamento dos atos que levaram à depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, reiterou votos proferidos em outros casos do 8 de janeiro e se posicionou de forma favorável à condenação de todos os réus.
Primeiro a votar, Moraes fixou penas de 14 a 17 anos de prisão para os acusados. O tempo de condenação será confirmado somente após o fim do julgamento.
Os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os julgamentos foram iniciados no plenário virtual da Corte e serão finalizados no dia 1º de março. Na modalidade virtual, não há deliberação presencial, e os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do Supremo até o fim do julgamento.
Desde o início dos julgamentos dos envolvidos no 8 de janeiro, o Supremo já condenou 71 investigados. Entre os condenados está o comerciante de Santa Maria Eduardo Zeferino Englert, que recebeu a pena de 16 anos de prisão no final do ano passado. O caso dele está em fase de recurso. Outros 10 moradores de Santa Maria e região são réus no STF.
Um ano após o 8 de janeiro, um santa-mariense já foi condenado; 10 aguardam julgamento
OS RÉUS E AS PENAS
- BRUNO GUERRA PEDRON – 17 anos
- ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA – 14 anos
- BARQUET MIGUEL JÚNIOR – 14 anos
- GESNANDO MOURA DA ROCHA – 17 ANOS
- NELLI FERRONATO PELLE – 17 anos
- PEDRO HENRIQUE GAUDENCIO DA SILVA – 17 anos
- PAULO EDUARDO VIEIRA MARTINS – 14 anos
- LUZINEI TUZI CASAGRANDE HILEBRAND – 14 anos
- DEIVISON BARBOSA LOPES – 17 anos
- IRACI MEGUMI NAGOSHI – 14 anos
- DIRCEU RIBEIRO DA ASSUNÇÃO – 14 anos
- KINGO TAKAHASHI – 17 anos
- LUCENIR BERNARDES DA SILVA – 14 anos
- JOÃO ANTÔNIO PEREIRA – 14 anos
- MARIA DO CARMO DA SILVA – 14 anos
(Com informações de André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília)