Furto foi registrado na madrugada de domingo; é a segunda ocorrência no local em menos de duas semanas
Por Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), monitora a incidência de furto de fios e dano ao patrimônio no Município.
Sete postes foram danificados e cerca de 800 metros de fiação de cobre foram furtados na Avenida João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, Região Leste de Santa Maria.
O crime teria ocorrido na madrugada de domingo (4), e chegou ao conhecimento do Executivo Municipal a partir da denúncia de contribuintes.
Durante a manhã desta terça-feira (5), equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da empresa prestadora de serviços de iluminação pública, Eon Energia e Iluminação, realizaram uma vistoria técnica para averiguar a extensão dos danos e acionaram a Guarda Municipal para registro da ocorrência de furto e dano. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 22 mil, e envolve o conserto, a reposição dos fios furtados e a mão de obra.
Devido ao crime, todo o sistema de iluminação pública da Avenida – entre o Trevo do Castelinho e o Trevo do Ícaro – foi comprometida.
No entanto, parte da iluminação poderá ser restabelecida ainda nesta terça-feira, a depender do dano – cuja extensão ainda é mensurada pelas equipes.
Esta é a quarta ocorrência de furto de fios no local em menos de um ano, e a segunda em menos de duas semanas. Na madrugada de 24 de fevereiro, a fiação da avenida foi furtada mas em menor proporção. Na ocasião, o reparo levou cerca de 3 dias.
Conforme o superintendente de operações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues, tanto esta avenida quanto outros locais públicos, como a Praça dos Bombeiros e o Parque Itambé, acabam sendo recorrentemente alvo de furto de fios.
Também segundo Jairo, não está descartada a possibilidade de ser instalado um novo sistema de alimentação de energia para os postes da via, visto que o local hoje possui fiação subterrânea e maior propensão a reincidência de furtos.
A Prefeitura atenta que o furto de fiação da iluminação pública causa transtornos ao Município e aos contribuintes, gera insegurança e, especialmente no caso da Avenida João Luiz Pozzobon, se torna fator contributivo para a ocorrência de sinistros de trânsito.
Denúncias ou informações úteis à investigação do crime podem ser repassadas ao Ciosp, via 153, ou à Polícia Civil, pelo 197.