Paralelo 29

ABDON: Valorize as Leis do Marketing

Ilustração/Reprodução

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

É um equívoco imaginar que  o Marketing é sinônimo de Propaganda Enganosa, para tirar vantagens com “jogadas” irresponsáveis e mentirosas.

No “Marketing Mix”, a comunicação digital,  pode ser incluída, de acordo com a ética e os bons costumes, evitando-se abordagens indevidas de  conteúdos, muitas vezes  sem regras éticas e comportamentos sociais adequados.

Para os pesquisadores e profissionais da Arte e da Ciência do verdadeiro Marketing reagem através das boas práticas,  conceitos, estratégias, táticas e operações para atrair atenções, captar e manter clientes nas relações mais duradouras possíveis. Se possível, eterna.

Logo, a relação “ganha-ganha” é fundamental, porque se houver a relação “ganha-perde” a tendência é  “ perde-perde” acabando com o relacionamento.

A evolução do Marketing, segundo a sua maior autoridade do mundo, Philip Kotler, vem evoluindo em Eras : Marketing 1.0 – no qual foi  totalmente voltado ao produto; Marketing 2.0 -voltado ao consumidor; Marketing 3.0 -centrado aos valores humanos; Marketing 4.0 -ênfase no mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar  humano e soluções tecnológicas.

Nos meus livros, palestras, mentorias lembro das 22 Leis do Marketing, criadas em 1993, por dois famosos especialistas em estratégias: Al Ries e Jack Trout.

Segundo os autores, as 22 Consagradas Leis são:

  • 1.A Lei da Liderança (Melhor ser o primeiro do que ser o melhor)
  • 2. A Lei da Categoria (Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça um nova categoria em que seja o primeiro)
  • 3.A Lei da Mente (É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado)
  • 4.A Lei da Percepção (O Marketing é uma batalha de percepção)
  • 5.A Lei do Foco (É representar uma palavra na mente)
  • 6.A Lei da Exclusividade (Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente)
  • 7.A Lei da Escada (A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada)
  • 8.A Lei da Dualidade (Com o tempo, o mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes)
  • 9. A Lei do Oposto (A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder)
  • 10. A lei da Divisão (Com o tempo, a categoria se divide e se transforma  em duas ou mais categorias
  • 11.A Lei da Perspectiva ( Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado)
  • 12.A Lei da Extensão de Linha ( Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca)
  • 13. A Lei do Sacrifício (Para conseguir alguma coisa é preciso desistir de outra coisa)
  • 14. A Lei de Atributo (Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz)
  • 15.A Lei da Sinceridade (Quando admitimos um ponto negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo)
  • 16.A Lei da Singularidade (Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais)
  • 17. A Lei da Imprevisibilidade (Sem prever os planos dos concorrentes, é impossível prever o futuro)
  • 18. A Lei do Sucesso (Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso)
  • 19.A Lei do Fracasso (Deve ser esperado e aceito)
  • 20.A Lei do Alarde (Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa)
  • 21. A Lei da Aceleração (As bases são as tendências)
  • 22. A Lei de Recursos ( A ideia que não tiver fundos suficientes não decolará)

Acredita-se que no século XXI, as Leis do Marketing estão válidas para produtos, empresas, entidades, eventos, hotelaria e turismo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!