Paralelo 29

ABDON: Valorize as Leis do Marketing

Ilustração/Reprodução

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

É um equívoco imaginar que  o Marketing é sinônimo de Propaganda Enganosa, para tirar vantagens com “jogadas” irresponsáveis e mentirosas.

No “Marketing Mix”, a comunicação digital,  pode ser incluída, de acordo com a ética e os bons costumes, evitando-se abordagens indevidas de  conteúdos, muitas vezes  sem regras éticas e comportamentos sociais adequados.

Para os pesquisadores e profissionais da Arte e da Ciência do verdadeiro Marketing reagem através das boas práticas,  conceitos, estratégias, táticas e operações para atrair atenções, captar e manter clientes nas relações mais duradouras possíveis. Se possível, eterna.

Logo, a relação “ganha-ganha” é fundamental, porque se houver a relação “ganha-perde” a tendência é  “ perde-perde” acabando com o relacionamento.

A evolução do Marketing, segundo a sua maior autoridade do mundo, Philip Kotler, vem evoluindo em Eras : Marketing 1.0 – no qual foi  totalmente voltado ao produto; Marketing 2.0 -voltado ao consumidor; Marketing 3.0 -centrado aos valores humanos; Marketing 4.0 -ênfase no mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar  humano e soluções tecnológicas.

Nos meus livros, palestras, mentorias lembro das 22 Leis do Marketing, criadas em 1993, por dois famosos especialistas em estratégias: Al Ries e Jack Trout.

Segundo os autores, as 22 Consagradas Leis são:

  • 1.A Lei da Liderança (Melhor ser o primeiro do que ser o melhor)
  • 2. A Lei da Categoria (Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça um nova categoria em que seja o primeiro)
  • 3.A Lei da Mente (É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado)
  • 4.A Lei da Percepção (O Marketing é uma batalha de percepção)
  • 5.A Lei do Foco (É representar uma palavra na mente)
  • 6.A Lei da Exclusividade (Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente)
  • 7.A Lei da Escada (A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada)
  • 8.A Lei da Dualidade (Com o tempo, o mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes)
  • 9. A Lei do Oposto (A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder)
  • 10. A lei da Divisão (Com o tempo, a categoria se divide e se transforma  em duas ou mais categorias
  • 11.A Lei da Perspectiva ( Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado)
  • 12.A Lei da Extensão de Linha ( Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca)
  • 13. A Lei do Sacrifício (Para conseguir alguma coisa é preciso desistir de outra coisa)
  • 14. A Lei de Atributo (Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz)
  • 15.A Lei da Sinceridade (Quando admitimos um ponto negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo)
  • 16.A Lei da Singularidade (Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais)
  • 17. A Lei da Imprevisibilidade (Sem prever os planos dos concorrentes, é impossível prever o futuro)
  • 18. A Lei do Sucesso (Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso)
  • 19.A Lei do Fracasso (Deve ser esperado e aceito)
  • 20.A Lei do Alarde (Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa)
  • 21. A Lei da Aceleração (As bases são as tendências)
  • 22. A Lei de Recursos ( A ideia que não tiver fundos suficientes não decolará)

Acredita-se que no século XXI, as Leis do Marketing estão válidas para produtos, empresas, entidades, eventos, hotelaria e turismo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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