ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
É um equívoco imaginar que o Marketing é sinônimo de Propaganda Enganosa, para tirar vantagens com “jogadas” irresponsáveis e mentirosas.
No “Marketing Mix”, a comunicação digital, pode ser incluída, de acordo com a ética e os bons costumes, evitando-se abordagens indevidas de conteúdos, muitas vezes sem regras éticas e comportamentos sociais adequados.
Para os pesquisadores e profissionais da Arte e da Ciência do verdadeiro Marketing reagem através das boas práticas, conceitos, estratégias, táticas e operações para atrair atenções, captar e manter clientes nas relações mais duradouras possíveis. Se possível, eterna.
Logo, a relação “ganha-ganha” é fundamental, porque se houver a relação “ganha-perde” a tendência é “ perde-perde” acabando com o relacionamento.
A evolução do Marketing, segundo a sua maior autoridade do mundo, Philip Kotler, vem evoluindo em Eras : Marketing 1.0 – no qual foi totalmente voltado ao produto; Marketing 2.0 -voltado ao consumidor; Marketing 3.0 -centrado aos valores humanos; Marketing 4.0 -ênfase no mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano e soluções tecnológicas.
Nos meus livros, palestras, mentorias lembro das 22 Leis do Marketing, criadas em 1993, por dois famosos especialistas em estratégias: Al Ries e Jack Trout.
Segundo os autores, as 22 Consagradas Leis são:
- 1.A Lei da Liderança (Melhor ser o primeiro do que ser o melhor)
- 2. A Lei da Categoria (Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça um nova categoria em que seja o primeiro)
- 3.A Lei da Mente (É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado)
- 4.A Lei da Percepção (O Marketing é uma batalha de percepção)
- 5.A Lei do Foco (É representar uma palavra na mente)
- 6.A Lei da Exclusividade (Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente)
- 7.A Lei da Escada (A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada)
- 8.A Lei da Dualidade (Com o tempo, o mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes)
- 9. A Lei do Oposto (A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder)
- 10. A lei da Divisão (Com o tempo, a categoria se divide e se transforma em duas ou mais categorias
- 11.A Lei da Perspectiva ( Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado)
- 12.A Lei da Extensão de Linha ( Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca)
- 13. A Lei do Sacrifício (Para conseguir alguma coisa é preciso desistir de outra coisa)
- 14. A Lei de Atributo (Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz)
- 15.A Lei da Sinceridade (Quando admitimos um ponto negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo)
- 16.A Lei da Singularidade (Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais)
- 17. A Lei da Imprevisibilidade (Sem prever os planos dos concorrentes, é impossível prever o futuro)
- 18. A Lei do Sucesso (Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso)
- 19.A Lei do Fracasso (Deve ser esperado e aceito)
- 20.A Lei do Alarde (Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa)
- 21. A Lei da Aceleração (As bases são as tendências)
- 22. A Lei de Recursos ( A ideia que não tiver fundos suficientes não decolará)
Acredita-se que no século XXI, as Leis do Marketing estão válidas para produtos, empresas, entidades, eventos, hotelaria e turismo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.