Partido diz que não há convite oficial para Roberta Leitão e para Tubias Calil
A vereadora Roberta Leitão poderá trocar o PP pelo PL. Nos bastidores, a possiblidade de mudança já vem circulando há algum tempo.
Nesta quinta-feira (7), a vereadora disse ao Paralelo 29 que vai esperar o resultado das negociações em nível nacional entre PP, Republicanos e União Brasil, que estudam formar uma federação.
“Estou esperando algumas decisões do PP. Eu estou no PP, sou do Progressistas, mas tem uma possibilidade muito forte de uma federação do PP com o Republicanos e o União Brasil, e isso para mim não serve”, disse a vereadora.
A partir desta quinta-feira até 6 de abril, parlamentares poderão trocar de sigla sem o risco de perderem o mandato. É a chamada janela partidária, também conhecida como “janela da infidelidade”.
“Partidos estão às avessas”, diz vereadora
De acordo com Roberta Leitão, o cenário partidário brasileiro e, por consequência, em Santa Maria, “está do avesso”. A vereadora lembrou que por tradição familiar sempre pertenceu às siglas que antecederam o PP, desde a Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido que sustentou os 21 anos de regime militar.
A ida para o PL, se ocorrer, também tem outra razão: é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, do qual Roberta Leitão é seguidora.
“Sou conservadora, de direita, e sempre vou estar ao lado de Jair Bolsonaro. Esse é um fato. Quanto ao meu destino, estou esperando essa história da federação. Ontem nos chegou uma notícia de que está acertada, e isso para nós não serve”, disse.
Em eventos com Bolsonaro
Bolsonarista de primeira hora, Roberta participou das últimas aparições do ex-presidente em público. No dia 25 de fevereiro, ela foi a São Paulo (SP) para participar do ato em defesa de Bolsonaro na Avenida Paulista. Esta semana, ela esteve em Não-Me-Toque, na Expodireto, para recepcionar o ex-presidente.
De resto, ela atribui os boatos da ida ao PL justamente por seu alinhamento ao ex-presidente e pelo fato de ter acompanhado as movimentações de Bolsonaro nos últimos dias.
PL diz que não há convite oficial
O presidente do PL em Santa Maria, Marco Mascarenhas, disse que o partido tem conversado sobre o assunto, mas “não há nada oficial”.
Vice-presidente do PL e pré-candidatura à Prefeitura de Santa Maria, o empresário Ewerton Falk, disse que o partido não fez nenhum convite oficial a Roberta e ao também vereador Tubias Calil (MDB), outro que estaria na mira do partido de Bolsonaro.
“Nós da executiva municipal não fizemos nenhum convite para eles. São pessoas que defendem as bandeiras da direita, e como tal, a hora que quiserem conversar conosco, a gente vai conversar. Eles têm outras relações, são apoiadores do Bolsonaro, mas não houve nenhuma conversa oficial, pelo menos em nível municipal. Não estou dizendo nem que sim nem que não, mas em nenhum momento nos reunimos com eles. Existem aqueles flertes, aquelas conversas, pois estamos nos cruzando em ambientes, principalmente que envolvem o Bolsonaro”, disse Falk.