Paralelo 29

PL de Santa Maria divulga nota afirmando que prioridade é para pré-candidatos já filiados

Foto: Divulgação, PL

Manifestação partidária é uma resposta a comentários sobre filiação de vereadores

O PL de Santa Maria divulgou nota à imprensa afirmando que sua prioridade é trabalhar com candidaturas novas para a vereança. Ou seja, com pré-candidatos que já estão filiados à sigla.

A manifestação vem a público após notícias de que os vereadores Roberta Leitão (PP) e Tubias Calil (MDB) estariam prestes a se filiar ao PL. Ambos são candidatos à reeleição.

No entanto, a nota seria mais abrangente e não teria os vereadores como alvo, mas sim um ativista da cidade que há tempos vem questionando a candidatura do PL à Prefeitura de Santa Maria.

Na nota assinada pela executiva municipal, o PL afirma possuir um planejamento e que está realizando u trabalho com seus filiados, “reconhecendo o esforço, fidelidade e dedicação aos ideais do partido que por convicção vem construindo um caminho de comprometimento com as pessoas e com nossa cidade”.

“Não aceitamos portanto a utilização de sua imagem ou divulgação de informações por pessoas não filiadas que visam se utilizar do partido unicamente para projetos pessoais”, diz a nota.

Vereadora admitiu desconforto com o PP

Em conversa com o Paralelo 29, a vereadora Roberta Leitão admitiu certo desconforto com seu atual partido, o PP, principalmente por algumas posições em nível nacional. O que mais preocupa Roberta é a possibilidade de formação de uma confederação entre PP, Republicanos e União Brasil.

Já no ano passado, quando participou do podcast Estação 29, Roberta criticou a postura de alguns dirigentes e filiados de expressão nacional do PP que aderiram ao governo Lula, a exemplo de André Fufuca, deputado federal pelo Maranhão que virou ministro do Esporte.

Segundo a vereadora, uma possível federação entre PP, União Brasil e Republicanos “não serve”. Embora de oposição, o União Brasil e o Republicanos também têm ministérios no governo Lula.

Em relação ao vereador Tubias Calil, ele tem evitado se manifestar publicamente sobre sua situação no MDB. No entanto, fonte emedebista ouvida pelo Paralelo 29 confirmou que existe, sim, comentários sobre uma possível ida do vereador para o PL.

Tanto Roberta Leitão como Tubias Calil são bolsonaristas, embora não estejam no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ida para o PL, nesse caso, os tornaria ainda mais próximos.

O prazo para atuais ocupantes de cargos eletivos, como vereadores, mudarem de partido foi aberto na última quinta-feira (7) e segue até 7 de abril. Assim, parlamentares que quiserem trocar de sigla sem risco de perder o mandato devem fazer a mudança dentro desse prazo, conforme prevê a legislação eleitoral.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn