JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO
Em nota divulgada na noite deste sábado (16) pela executiva municipal, o MDB de Santa Maria informa que “autorizou” o vereador Tubias Calil a deixar a sigla. Há tempos, dirigentes partidários e o vereador vêm trocando farpas. Tubias, inclusive, estaria pensando em se filiar ao PL.
O motivo principal seria a falta de compromisso do parlamentar com a candidatura a prefeito do secretário estadual de Desenvolvimento Social e deputado estadual licenciado Beto Fantinel.
Paralelo 29 aguarda manifestação do vereador
O Paralelo 29 enviou mensagem para o vereador e aguarda um posicionamento dele sobre a nota da executiva. O espaço está aberto para manifestação de Tubias Calil.
Sobre as especulações da ida de Tubias para o PL, a direção do partido em Santa Maria, que foi destituída neste final de semana, disse que a prioridade de candidatura nas eleições municipais deste ano seria para pessoas que já estão filiadas. Porém, os dirigentes que assinam a nota foram destituídos.
VÍDEO: Vereador apresenta moção de repúdio contra aprovação de Leandro Boldrini para atuar no Husm
Militante desde a juventude
Tubias Calil está no seu terceiro mandato de vereador, todos pelo MDB, onde milita desde a juventude. Afiliado político do ex-prefeito Cezar Schirmer, chegou ao Legislativo Municipal pela primeira em 2005. Em 2008 foi reeleito para a legislatura que se encerrou em 2008.
No segundo mandato de Cezar Schirmer na Prefeitura de Santa Maria, Tubias ocupou cargos importantes, como a Secretaria de Obras. Seu retorno à Câmara, em 2020, se deu com 1.683 votos.
Vereadores bolsonaristas de Santa Maria divulgam vídeos em ato na Avenida Paulista
Adesão ao bolsonarismo
As divergências com o partido em nível local ficaram mais evidentes em 2022, quando Tubias apoiou a candidatura do ex-ministro Ônyx Lorenzoni (PL) para o governo do Estado, mesmo com Gabriel Souza (MDB), atual vice-governador, concorrendo na chapa de Eduardo Leite (PSDB).
Também na contramão da direção local, Tubias abriu voto para a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a maioria do MDB local estava com Simone Tebet no primeiro turno.
Ultimamente, Tubias também assumiu de vez a bandeira bolsonarista. Mesmo tendo bolsonaristas entre seus dirigentes e filiados, o MDB gaúcho, em sua maioria, se posiciona ao centro.