Paralelo 29

Roberta Leitão pode assumir PL em Santa Maria; decisão sai nesta segunda

Roberta pode assumir partido de Bolsonaro/Foto: Reprodução, Facebook

São grandes as possibilidades da parlamentar deixar o PP e reorganizar partido do ex-presidente em Santa Maria, que sofreu intervenção nacional

A vereadora Roberta Leitão estará em Porto Alegre nesta segunda-feira (18) para decidir sobre sua filiação no PL. A parlamentar eleita pelo PP recebeu convite do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Luciano Zucco para ingressar no partido.

Com aval da direção nacional do PL, Zucco fez uma intervenção e destituiu cerca de oito direções municipais da sigla no Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria.

A decisão implodiu o PL em Santa Maria, incluindo a pré-candidatura a prefeito do empresário Ewerton Falk, abrindo caminho para Roberta e para o também vereador Tubias Calil, em rota de colisão com o MDB. Em nota, a executiva municipal do MDB convidou o vereador a deixar o partido.

Dias antes de ser destituída, a executiva municipal do PL, então dirigida por Marco Mascarenhas e Ewerton Falk, divulgou nota refutando o ingresso dos vereadores Roberta e Tubias. A nota dizia que a prioridade para concorrer era de pessoas que já estavam filiadas.

Convite de Bolsonaro

Ao Paralelo 29, Roberta contou ter recebido convite pessoal de Bolsonaro e Zucco durante a visita do ex-presidente à Expodireto, na cidade gaúcha Não-Me-Toque, no início do mês. No entanto, os convites teriam sido feitos ainda no ano passado.

“Eu já havia sido convidada tanto para ir para o PL como para ir para o Podemos. E várias vezes para ir para o PL, inclusive para concorrer a prefeita. E eu sempre ponderei tudo isso porque sempre fui do PP. Só que em Não-Me-Toque eu recebi o convite do próprio presidente (ex-presidente Bolsonaro), do Zucco e do Sanderson (deputado federal gaúcho), e isso realmente mexeu comigo”, disse a vereadora.

Por isso, a ida a Porto Alegre nesta segunda-feira para conversar com Zucco. A vereadora deverá ter uma definição do seu futuro político ainda nesta segunda. Se for confirmada a filiação, Roberta deverá ser a responsável pela reorganização do PL na cidade, que teve sua direção destituída pelo próprio Zucco.

Em relação a Tubias Calil, Roberta disse que o vereador estaria aguardando o desfecho da situação. No entanto, se ela assumir a missão de reorganizar o PL em Santa Maria, Tubias será “muito bem vindo”.

“As portas estarão abertas para ele porque sempre foi um baita parceiro nosso na Câmara”, reiterou a vereadora, que deverá concorrer a mais um mandato na Câmara.

Até 6 de abril, vereadores poderão trocar de partido sem correr os riscos de perder os mandatos. A chamada janela partidária ou “janela da traição” está aberta desde o início deste mês.

Tubias Calil foi contatado pelo Paralelo 29 para comentar a nota em que executiva do MDB “autoriza” ele a deixar o partido, mas o vereador não respondeu a mensagem. O espaço continua aberto para ele.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn