Parlamentar que deixa o Progressistas diz que candidatura à reeleição será repensada e que ela poderá concorrer a prefeita
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO
A vereadora Roberta Leitão é oficialmente do PL. Nesta segunda-feira (18), ela fechou seu ingresso na sigla e vai presidir o partido em Santa Maria. A informação foi confirmada por ela ao Paralelo 29.
“Tô indo para o PL com as bênçãos do senador Luiz Carlos Heinze”, disse a vereadora, referindo-se ao seu padrinho político, que é do Progressistas (PP), partido que ela está deixando. Ela ingressa no PL a convite do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Conforme Roberta, seu vice será Gustavo Lopes, que integrou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e foi chefe da Secretaria Nacional de Audiovisual no governo Bolsonaro.
PODCAST com ROBERTA LEITÃO: “Se uma mulher estiver muito decidida a abortar, não venha falar comigo”
Reorganização do PL
Sobre a reorganização do PL, que perdeu filiados nos últimos dois dias em função da destituição da direção local, Roberta diz que vai conversar com todos, “sem exceção”, o que inclui o ex-presidente Marco Mascarenhas e o empresário Ewerton Falk, ex-vice-presidente e ex-pré-candidato a prefeito.
Os dois anunciaram que sairão do PL depois que uma articulação nacional coordenada pelo deputado federal Luciano Zucco afastou dirigentes municipais de oito cidades, entre elas Santa Maria.
“Vamos sentar e conversar com todo mundo. Eu tô saindo da minha para unir a direita. É normal que haja alguém triste, não existe exclusão”, disse a vereadora.
Dias antes, a antiga executiva do PL em Santa Maria divulgou uma nota afirmando que a prioridade na lista de candidaturas seria dos atuais filiados. A nota foi uma resposta ao possível ingresso de Roberta e do também vereador Tubias Calil (MDB).
Convite a Tubias Calil
Ainda segundo a parlamentar, ela irá convidar o vereador Tubias Calil. A direção do MDB divulgou nota dizendo que não quer mais o vereador. Sobre convites a filiados no PP, Roberta diz que o PL estará aberto a todos que quiserem ingressar na sigla.
O marido da vereadora, Gerônimo Amaral, continuará no PP. Ele é assessor especial de Heinze e permanecerá representando o senador na região.
Mais baixas no PL de Santa Maria: dirigentes do PL Mulher e do PL Jovem deixam cargos
Ato de filiação
A filiação de Roberta Leitão no PL deverá ocorrer possivelmente na próxima semana. Ela ainda está vendo o local, já que pretende realizar um grande ato político na cidade.
Com o ingresso da vereadora, o PL volta a ter bancada na Câmara de Santa Maria. A última representação da sigla ocorreu na legislatura 1997-2000 com a também advogada Sirlei Rodrigues Dalla Lana.
Já o PP, que elegeu quatro vereadores, já não é mais a maior bancada do Legislativo, igualando-se ao PT e ao PSDB em número de cadeiras.